Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital apoia estudantes com atribuição de bolsas

22 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital apoia estudantes com atribuição de bolsas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem a decorrer até ao dia 27 de Novembro o concurso para atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior residentes no concelho, no valor orçamental limite de 50 mil euros.

O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade do Município de Oliveira do Hospital, que procura desenvolver acções que fomentem a educação e o ensino.

As bolsas de estudo previstas pelo Município aos estudantes visam apoiar a prossecução dos estudos a alunos de cariz social que, apesar do aproveitamento escolar, por falta de meios, se vem impossibilitados de o fazer.

Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Graça Silva, o Município “consciente das dificuldades económicas que afectam alguns agregados familiares do concelho, que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior aos jovens Oliveirenses” que, “não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica”.

A atribuição de bolsas visa também, refere Graça Silva, “estimular a frequência de cursos superiores” e “contribuir para a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio”, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado.

De acordo com a deliberação aprovada em reunião camarária do dia 12 de Outubro, estão a decorrer desde o dia 16 de Outubro e até ao dia 27 de Novembro as candidaturas a Bolsas de Estudo – Ensino Superior.

Podem candidatar-se a este apoio do Município estudantes residentes no concelho, que frequentam estabelecimentos de Ensino Superior Público, particular ou cooperativo, devidamente homologados e sediados dentro ou fora de Oliveira do Hospital.

As bolsas a atribuir aos candidatos são atribuídas de acordo com a lista definitiva, até à concorrência do valor orçamental limite de 50 mil euros.

Os candidatos que preencham cumulativamente os requisitos constantes do “Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo – Ensino Superior”, devem submeter a candidatura através de um impresso próprio, devidamente datado e assinado e complementado com os documentos solicitados e necessários para a formalização do pedido, sob pena de exclusão caso o processo não esteja em conformidade.

A candidatura às bolsas de estudo do Município de Oliveira do Hospital pode ser entregue via CTT, endereçada ao Município de Oliveira do Hospital, Largo Conselheiro Cabral Metello, 3400-062 Oliveira do Hospital, ou através do e-mail: gabinete.educacao@cm-oliveiradohospital.pt.

Pode também ser formalizada presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal ou através da plataforma SIGA, em www.siga.edubox.pt.

No processamento da candidatura, são válidas cópias do documento validadas com selo branco em uso na instituição.