Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Aldeia celebra renascimento um ano após o fogo

28 de Setembro 2018 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital: Aldeia celebra renascimento um ano após o fogo

Alvoco das Várzeas, em Oliveira do Hospital, vai celebrar a chegada do Outono, entre hoje e domingo, com uma iniciativa cultural que assinala igualmente o renascimento da aldeia um ano após o grande incêndio de 2017.

Com a realização do programa “Paisagens Sonoras de Montanha”, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas e a Rede de Aldeias de Montanha, “quer transformar a aldeia de Alvoco das Várzeas, uma das portas de entrada para o Parque Natural da Serra da Estrela, num verdadeiro centro de cultura”, refere a autarquia.

“Celebrar o Outono num ambiente autêntico e de gentes genuínas é assim o mote principal deste evento que, quase um ano depois da grande tragédia dos incêndios de 15 de Outubro de 2017, pretende também simbolizar o renascimento de uma aldeia a partir da arte, do património, do rio e da montanha”, adianta.

O objectivo é “celebrar a vida na montanha e as suas vivências comunitárias”, com “Paisagens Sonoras de Montanha” a assumir, ao longo de três dias, uma forte componente cultural, com a realização de instalações sonoras, exposições fotográficas, sessões de teatro e marionetas, concertos e oficinas de som, fotografia e gastronomia.

“Os participantes poderão ainda desfrutar de passeios interpretativos, à beira do rio Alvoco, que partem à descoberta da fauna, da flora e do património, assim como vivenciar experiências gastronómicas com os inigualáveis paladares dos sabores de montanha”, acrescenta a organização.

Alvoco das Várzeas é uma das 41 aldeias que fazem parte da Rede Aldeias de Montanha, que envolve nove municípios da Serra da Estrela beneficiários do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), através da estratégia de eficiência colectiva (iNature) para o turismo sustentável em aldeias de montanha.