Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital abre época balnear com hastear de bandeiras

12 de Julho 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital abre época balnear com hastear de bandeiras

As cerimónias do hastear das bandeiras Praia Azul e Praia Acessível marcaram o início da época balnear nas quatro praias fluviais de Oliveira do Hospital.

A praia de Alvoco das Várzeas ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, as bandeiras Azul e “Praia Acessível, Praia para Todos”, enquanto S. Sebastião da Feira, São Gião e Avô possuem a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

Para os presidentes das respectivas Juntas de Freguesia, as distinções são também “um convite dirigido aos turistas e visitantes para que visitem e usufruam dos espaços das praias fluviais do concelho, que integram as redes Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto”.

De referir que o Município tem desenvolvido, nos últimos anos, “um trabalho contínuo na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, quer seja em termos do controlo de qualidade das águas, da segurança e acessibilidade dos banhistas como também, na melhoria das estruturas de acolhimento e ainda na aposta promocional”, disse o Executivo.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Turismo, José Francisco Rolo, a época balnear foi preparada de acordo com a actual situação pandémica, de forma a que se cumpram as regras necessárias. “Haverá um grande fluxo de turistas e visitantes a estes destinos de montanha, espera-se um Verão em cheio no vale do Alva e do Alvoco, e é importante que tenhamos as infraestruturas balneares com todas as condições”, afirmou, dando como exemplo a água de qualidade, as boas condições para acolhimento dos banhistas e regras de segurança definidas.

“Queremos proporcionar aos residentes e a quem nos visita um Verão seguro. Que possam visitar as nossas praias e o nosso património, com as condicionantes da pandemia, mas em segurança”, acrescentou o responsável pelo pelouro do Turismo da autarquia oliveirense.

A expectativa é que todos possam “desfrutar da paisagem, da qualidade do alojamento, da restauração e dos percursos, das condições de cada uma das praias fluviais, seja ao longo do Alvôco seja do Alva, tem para oferecer. Isto é investir em turismo, é investir em marca e produto turístico, é valorizar as comunidades”, referiu José Francisco Rolo.

No seu conjunto, as quatro praias fluviais do concelho permitem uma lotação de 760 lugares em areal, sendo que, tal como no ano passado, os banhistas, antes de irem à praia, devem verificar a afluência da mesma consultando a aplicação InfoPraia (http://infopraia.apambiente.pt) para perceber o grau de ocupação da mesma. No local, tendo em conta o contexto pandémico, é obrigatório o cumprimento de todas as regras definidas para ocupação e utilização das praias, garantindo assim a fruição de uma época balnear em segurança.