Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital abre candidaturas para Orçamento Participativo Jovem

29 de Abril 2024 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital abre candidaturas para Orçamento Participativo Jovem

O Município de Oliveira do Hospital está a aceitar candidaturas até ao dia 13 de Maio para propostas a serem consideradas no âmbito do Orçamento Participativo Jovem. Este ano, o montante disponível para atribuição é de 12 mil euros.

O Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude, visa envolver directamente os jovens no processo decisório, proporcionando-lhes a oportunidade de apresentar propostas de projectos considerados relevantes para o concelho de Oliveira do Hospital.

Com esta medida, o Município de Oliveira do Hospital pretende fortalecer um modelo de gestão autárquica mais participativo e informado, estimulando o exercício de uma cidadania activa e responsável por parte dos jovens no contexto da governação local, visando a definição de prioridades no investimento municipal.

Paralelamente, a autarquia procura fomentar o diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais, os cidadãos e a sociedade civil, organizando-os na busca das melhores soluções para os problemas, tendo em consideração os recursos disponíveis.

As propostas para o Orçamento Participativo 2024 podem ser submetidas individualmente ou em nome de organizações da sociedade civil sediadas no concelho, por cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais de Oliveira do Hospital.

É essencial que as propostas indiquem o valor estimado, o local de implementação e destaquem os objectivos, alinhados com as áreas de urbanismo, reabilitação e requalificação, energia, mobilidade, educação, património e ciência, tempos livres e desporto, saúde, acção social, habitação, protecção ambiental, defesa do consumidor, turismo, comércio e promoção económica, espaço público e espaços verdes, cultura e eventos, juventude, marketing territorial e comunicação.

Além disso, as propostas devem ser devidamente fundamentadas, destacando os objectivos, os destinatários e os benefícios para a população do investimento público. Serão aprovadas as duas propostas mais votadas, às quais será atribuído o montante de 5.500 euros, respectivamente.

As candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2024 devem ser submetidas até ao dia 13 de Maio na plataforma Participa.Gov.