Coimbra  17 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Olivais quer consciencializar população sobre a diabetes

12 de Novembro 2018

Graça Oliveira, Francisco Andrade e Hélder Ferreira

 

O 6.º ‘workshop’ sobre diabetes é uma iniciativa que vai unir, na próxima quarta-feira (14), a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

O objectivo é sensibilizar a população, desde as crianças aos mais velhos, para a importância dos rastreios e dos factores de risco da diabetes, além de tentar ajudar os diabéticos a “controlar a doença, atrasando ou evitando as suas complicações, e proporcionando uma maior qualidade de vida à pessoa e família”, referiu Hélder Ferreira, médico e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia na apresentação do evento.

Assim, na próxima quarta-feira (14), a iniciativa irá assinalar o Dia Mundial da Diabetes, durante a manhã, na Escola Básica dos Olivais, e da parte da tarde, no pavilhão do União de Coimbra, com actividades abertas a toda a população.

“Esta é a primeira vez que estamos em sintonia com as instituições públicas e, em particular com uma Junta de Freguesia”, afirmou o médico, adiantando que estas parcerias são importantes já que “os serviços de saúde, privados ou públicos, não conseguem fazer tudo, tem de haver empenhamento e sinergias com as entidades públicas sobre a doença”.

O especialista ressalvou, ainda, que “esta é uma doença que passa muito pela educação”, já que 80 por cento dos casos de diabetes tipo 2 são evitáveis.

“É importante consciencializar a comunidade, particularmente os jovens e adultos, sobre o impacto da diabetes, promovendo hábitos e estilos de vida saudáveis, pilares da promoção da saúde”.

Durante a manhã, haverá um teatro infantil, apresentações de vídeos sobre a doença, um momento de magia e uma palestra sobre “A Família e a Diabetes”, actividades direccionadas para as crianças do ensino básico.

Segue-se, à tarde, a partir das 14h30, iniciativas abertas à comunidade, com palestras, sessões de ‘showcooking’ e degustação de comida saudável, uma apresentação do concurso de vídeo sobre a diabetes e entrega de prémios, bem como demonstrações de actividades como o chi kung e yoga.

A tarde termina com um momento musical, pelas 16h30, protagonizado pelo coro da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Durante este período de tempo, no pavilhão, estarão alunos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra a proceder a rastreios gratuitos de tensão arterial e glicémia; e também a uma avaliação de risco da diabetes tipo 2, um teste cujos resultados serão, depois, comunicados ao próprio cidadão e ao seu médico de família.

Segundo Hélder Ferreira, na região Centro os casos de diabetes têm vindo a aumentar, sendo que os números revelam cerca de 156 000 pessoas diagnosticadas.

Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia, salientou o agrado com que recebeu o desafio proposto, que pretende “sensibilizar a população para a necessidade de cuidar da sua saúde”, além de promover “uma tarde de convívio, com rastreios e transmissão de conhecimentos que poderão vir a ser importantes para a saúde das pessoas”.

O autarca realçou, ainda, que a Junta se adere sempre neste tipo de iniciativas, promovendo algumas para a sua população frequentemente.

Estas iniciativas integram-se no âmbito do Programa Regional de Diabetes da Administração Regional de Saúde do Centro e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com