Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Olivais: Freguesia assinala 162 anos lembrando Mendes Silva

23 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Olivais: Freguesia assinala 162 anos lembrando Mendes Silva

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, de Coimbra, vai assinalar o 162.º aniversário, no próximo sábado (dia 26), com uma evocação de Mendes Silva, que edificou a Solum.

O programa comemorativo começa, pelas 11h00, na rua de General Humberto Delgado, onde será descerrada uma placa evocativa da vida e obra de Mendes Silva, “junto à obra por ele criada da unidade residencial do Calhabé”, conforme refere a Junta de Freguesia.

Segundo a autarquia, foi ali, pela primeira vez em Portugal, “aplicado os princípios estabelecidos por Le Coubusier através da célebre Carta de Atenas (1942), onde foi preconizado uma nova forma de edificação virada para os seus habitantes e não tanto a orografia do espaço”.

“Mendes Silva, além da obra ímpar que o notabilizou como uma referência da cidade, aplicou pela primeira vez no desenho urbano os princípios: habitar, trabalhar, recriar e circular”, acrescenta.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Manuel Correia de Oliveira, “esta homenagem, apesar de atrasada, é devida, pela obra que Mendes Silva nos deixou e pela dignidade que trouxe aos lugares públicos que ocupou”.

Depois da homenagem a Mendes Silva, pelas 12h00, na antiga escola da Rocha Nova, irá ser feita a entrega simbólica das chaves desse espaço à ABCeD (Associação de Bem-estar, Cultura e Desenvolvimento Social) de S. Romão, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Segundo Manuel Correia de Oliveira, “a entrega deste espaço vai permitir à associação aumentar a sua capacidade de apoio aos membros seniores da comunidade local” e, com este acto, a autarquia “está a trabalhar com as forças vivas da freguesia e a melhorar a qualidade de vida na Rocha Nova”.