Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Olivais cumpre tradição com a Romaria do Espírito Santo

17 de Maio 2019

O certame mais emblemático da freguesia de Santo António dos Olivais, a Romaria do Espírito Santo, está de regresso ao largo Padre Estrela Ferraz, entre amanhã (18) até 10 de Junho.

A Romaria foi antecedida do Mercado Medieval, no passado fim-de-semana, que foi um verdadeiro sucesso. Nesse âmbito, o executivo da Junta dos Olivais quis aproximar todos os eventos e dar uma dinâmica ainda maior a uma freguesia que, por si, já é bastante activa cultural e socialmente.

“A Romaria é uma ligação entre os tempos passados, passando pela época dos romeiros de Santo António e até aos nossos dias”, explicou Graça Oliveira, responsável pelo pelouro da Cultura da Freguesia.

O programa que se prolongará perto de um mês voltou a ser “pensado para agradar a todos os visitantes”, com destaque para as actividades preparadas para o Dia da Criança, dia 31 de Maio, com o concerto “Viajar no Tempo”, pela Academia de Música de Coimbra.

Este ano, no largo dos Olivais vão marcar presença cerca de 20 expositores, ligados aos mais variados sectores de actividade e alguns deles presença assídua neste evento há várias décadas.

Fiel à tradição, não vão faltar no recinto a famosa louça de barro, a cutelaria, os utensílios para o lar, as flores, o artesanato, os brinquedos tradicionais, o calçado e muitos outros artigos que são já imagens de marca deste evento. A par com esta vertente expositiva, destaque para os sabores e aromas tradicionais, como as farturas, os churros, o pão com chouriço, a sardinha assada e outros doces e petiscos.

A par com toda esta diversão, a Romaria conta ainda com um programa de animação, sobretudo aos fins-de-semana.

Neste primeiro dia (amanhã, 18), destaque para as actuações do Grupo de Concertinas “Amigos da Paróquia” (17h00) e do Rancho Folclórico de Penamacor (21h00).

No domingo (19), a música está a cargo do Grupo Bem Canta (17h00) e a animação continua no dia 24 (sexta-feira), com a actuação de Ruizinho de Penacova (17h00).

No dia 25 (sábado), actuam o Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (17h00) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Baião (18h00).

Para o último dia de Maio (sexta-feira), o programa é preparado especialmente para os mais novos, com um programa especial que começa às 10h30 e que, para além de todas as atracções, inclui o já referido concerto “Viajar no tempo”.

Nesse dia, os carrocéis não vão, com certeza, parar e haverá também ateliês de pintura e barro, que convidam os mais jovens a descobrir a arte e a mostrarem a sua criatividade.

No dia seguinte (01 de Junho), o verdadeiro Dia da Criança, continuam as celebrações, a partir das 16h00, com uma tarde especial dedicada a todas as crianças.

Destaque ainda para as actuações do Grupo da Associação Intercultural Espaço Vivo da Comunidade Russa e da Escola Chinesa (16h00) e para o Encontro de Tunas (21h00).

O programa de animação continua a 02 de Junho com a actuação do Rancho Folclórico de CBM Santo Varão (17h00); no dia 08 com o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão (17h00); no dia 09 com o desfile e actuação das marchas populares (20h00) e no dia 10 de Junho com o Encontro de Concertinas (17h00).

A Romaria termina com a tradicional procissão de Santo António, a 13 de Junho, e com o habitual Cortejo do Imperador, dia 16 de Junho, ligando Eiras aos Olivais, e passando por Celas.

Francisco Andrade, presidente da Junta, recorda que estes são também dois eventos com grande tradição na Freguesia e que continuam a mobilizar a comunidade.

Espera, agora, que a população e toda a cidade desfrute da Romaria, um evento que é criado a pensar nas famílias, com atrações para todas as idades e que assegura um mês de grande animação.

Logo após o término da Romaria, a “agitação” passa para o Vale das Flores com os Santos Populares e, em pleno tempo quente, regressam as ‘Noites de Verão’ ao Bairro de Norton de Matos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com