Coimbra  9 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Olivais celebra 85 anos de dedicação ao desporto e à comunidade

5 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Olivais celebra 85 anos de dedicação ao desporto e à comunidade

Dois títulos nacionais, quatro distritais e um título regional é o resumo do mês de Janeiro do Olivais Futebol Clube, um mês glorioso que antecede a comemoração dos 85 anos do clube, esta quinta-feira (06).

O ponto alto foi a conquista da primeira Taça da Federação pela equipa feminina, na sua própria “casa”, contra a União Sportiva; e já em Outubro do ano passado, esta mesma equipa já havia conquistado a Super Taça feminina.

São 85 anos de muita dedicação ao desporto, em particular ao basquetebol, o ex-libris do clube, que em tempos teve também ginástica, karaté, campismo e caravanismo, futsal ou natação.

No entanto, a luta tem sido “permanente”, não só para se manterem nas maiores competições nacionais e conseguirem títulos, mas também para dar melhores condições aos cerca de 200 atletas federados que, diariamente, vestem as cores do clube, desde os escalões mais baixos até aos seniores. Um número que se tem mantido nos últimos anos e que poderia, até, crescer, tivesse o clube outras infraestruturas e o prometido novo pavilhão.

Segundo o clube, as maiores dificuldades prendem-se, precisamente, com “o apoio financeiro às actividades, um pavilhão envelhecido de pesada manutenção e a precisar de obras urgentes”. Para além disso, sublinha o Olivais, há “dificuldades em obter (mesmo pagando) espaços adequados para poder treinar”, que Coimbra não tem. O desejado novo pavilhão, a ser construído junto ao actual, está já aprovado pela Câmara de Coimbra há perto de uma década, mas falta o financiamento que torne viável a sua concretização.

O “típico clube de bairro”, sediado na freguesia de Santo António dos Olivais, continua, contudo, a ter um brilho especial a nível regional e também nacional.

Para o presidente da Direcção do Olivais, Jaime Silva, os feitos que têm conseguido alcançar são “uma espécie de milagre das bolas, porque mesmo com todas as limitações, tem-se conseguir manter um bom desempenho”. Orgulhoso, o responsável considera que “estas conquistas têm ainda mais valor tendo em conta as dificuldades económicas que tem que ultrapassar diariamente para continuar a desenvolver o seu trabalho, bem como a logística a que a falta de espaços para treinar obriga”.

Neste aniversário – que se assinala na quinta-feira (06) – e desejando como presente um novo espaço, o Olivais celebra mais uma primavera no sábado (08), com um programa que quer envolver “toda a família olivanense” no pavilhão Engenheiro Augusto Correia.

A festa tem início a partir das 17h00, com o hastear solene da bandeira do Olivais Futebol Clube, seguido da intervenção do presidente, Jaime Silva. Pelas 17h25 serão entregues os emblemas de 25 e 50 anos de sócio do Olivais e, depois (17h35), realiza-se a entrega da distinção dos 85 anos a um conjunto de personalidades que se distinguiram na vida do Olivais.