Coimbra  24 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliv. do Hospital: Município celebra feriado com múltiplas actividades

6 de Outubro 2017

Oliveira do Hospital assinala o seu feriado municipal no próximo sábado (07) e como habitualmente a autarquia preparou um programa comemorativo especial.

As iniciativas sucedem-se durante os próximos quatro dias, desde actividades culturais, desportivas, musicais e institucionais, a escolha é variada e decorre até domingo (08).

Um dos epicentros destas celebrações será a Casa da Cultura de César Oliveira, onde hoje, às 21h30, realiza-se a apresentação do documentário de João Canijo e Anabela Moreira “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”, este que foi um episódio filmado neste concelho. A série documental “procura fazer um retrato de Portugal e das mudanças profundas por que passou nas últimas décadas” e é constituída por um conjunto de 12 episódios, que percorre 16 concelhos do país acompanhados pela tradição musical e coral desses lugares. Cada episódio segue o dia-a-dia de alguns habitantes, e no caso deste dedicado a Oliveira do Hospital, o espectador é conduzido, em Avô por uma taxista que dá a conhecer os locais e histórias surpreendentes da região.

Para amanhã, dia do feriado municipal, está prevista uma etapa da prova de BTT “Ecobike GPS Epic Series”, das 07h30 às 18h30.

Pelas ruas da cidade de Oliveira do Hospital haverá, ainda, uma arruada com a Filarmónica Fidelidade da Aldeia das Dez, a partir das 09h30.

A sessão solene que assinala o Dia do Município tem início marcado para as 10h30, na Casa da Cultura César Oliveira, e vai contar com a cerimónia de agraciamento às entidades concelhias e a entrega dos diplomas de reconhecimento/promoção escolar, que se destacaram no ensino secundário, profissional e superior.

Com a Medalha de Mérito Municipal serão distinguidos: Orlando Borges Gonçalves, professor natural da Lajeosa e impulsionador da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito; Francisco Nunes Martins, professor natural de Nogueira do Cravo, vereador e membro da assembleia municipal e co-fundador de várias entidades do movimento associativo nogueirense; Manuel Gonçalves Alves, empresário natural de Lagares da Beira na área das escolas de condução e centro de inspecção automóvel; Arménio Tavares da Silva, engenheiro mecânico residente da Sobreda, ex-vereador e membro da assembleia municipal, fundador e dirigente de várias entidades associativas do concelho; e Maria do Patrocínio Nunes, nascida em Lourosa, há mais de 40 anos que dedica a sua vida a zelar pela Igreja Moçárabe de Lourosa sendo carinhosamente chamada “Tia China”, a guardiã do templo, respeitada e querida por toda a população e por todos os que visitam este monumento nacional.

Da parte da tarde (17h00), o adro da igreja Moçarabe de S. Pedro de Lourosa, vai acolher uma cerimónia de homenagem à “Tia China”, que será animada pelo grupo de concertinas “Sons da Serra”.

No Mercado Municipal decorrerá uma edição especial da iniciativa “Mostra da Nossa Terra”, ao longo de toda a tarde.

A noite vai ser para descontrair e soltar umas boas gargalhadas, na Casa da Cultura, com teatro de revista “Revist´ó Fado – “Na Tasca do Ti Carlos”, cujas actrizes principais são as bem conhecidas artistas Anita Guerreiro e Manuela Bravo. Os bilhetes estão já à venda e custam cinco euros.

No domingo (08), o largo de Ribeiro do Amaral vai assistir ao II Encontro de Cavaquinhos, pelas 15h00, enquanto que às 16h30 o teatro de revista vai voltar a palco, desta vez na Sociedade Recreativa Ervedalense.

Câmara Municipal atribui bolsas de estudo ao ensino superior

Os alunos residentes no concelho de Oliveira do Hospital que frequentem os estabelecimentos de ensino superior público podem, a partir de agora e até 30 de Outubro, candidatar-se a bolsas de estudo.

A Câmara Municipal atribui uma ajuda a estudantes com insuficiências económicas e, também, aos que tenham um mérito excepcional.

A bolsa pode ser requerida por alunos que estudem em estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.

“Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de

atribuição de bolsas se cifra nos 50 000 euros”, adianta a autarquia, afirmando que “o apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade, que procura desenvolver acções que fomentem a educação e o ensino”.

O Município diz-se “consciente das dificuldades económicas que afectam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros”, pelo que a Câmara Municipal “pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica”.

Ao atribuir, também, bolsas pelos bons resultados, a autarquia “visa fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excepcionais, independentemente da sua condição

económico-social”, além de permitir “a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado”.

Os alunos beneficiários das bolsas de cariz social terão um montante mensal máximo de 30 por cento da Retribuição Mínima Mensal. Já as bolsas por mérito excepcional serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais (três a alunos que vão frequentar o 1.º ano do Ensino Superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentem o Ensino Superior e que tenham obtido média igual ou superior a 15 valores).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com