Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ol. Hospital: Museu Municipal destaca peça de Zeferino Monteiro

21 de Janeiro 2018

“O Lobo e o Cordeiro” é a primeira “Peça do Mês”, uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital, que visa “valorizar o espólio do Museu Municipal de Dr. António Simões Saraiva, na freguesia de Bobadela.

Mensalmente será conferido um destaque especial a um objecto diferente do acervo do Museu, sendo neste primeiro mês a escultura em madeira da autoria de Zeferino Monteiro, um artista local.

O objectivo da autarquia é, simultaneamente, “aproximar a população e os visitantes e potenciar as visitas neste espaço museológico”.

O museu é constituído por uma diversidade de espaços: tem uma sala dedicada à escultura de mestres como Simões de Almeida, Soares dos Reis, entre outros; uma sala dedicada a esculturas em madeira do escultor em destaque Zeferino Monteiro; uma sala dedicada a Macau; salas com a reconstituição de espaços como o gabinete de trabalho de Brás Garcia de Mascarenhas e o antigo Tribunal de Oliveira do Hospital, bem como a reconstituição dos trajes e principais ofícios e actividades económicas da região nos finais do século XIX e primeira metade do século XX. Encontram-se, ainda, esculturas de arte sacra, e uma sala de estar e uma sala de jantar decoradas com as características da época Romântica.

Ao longo do ano, o espaço museológico, além do espólio da exposição permanente, acolhe também diferentes exposições temporárias. Neste mês de Janeiro está patente “A Monarquia Portuguesa e o Regicídio”, no âmbito das comemorações dos 110 anos do Regicídio – que pode ser apreciada durante o horário normal de funcionamento.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com