Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oito filmes sobre ambiente com entrada gratuita em Coimbra

25 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Oito filmes sobre ambiente com entrada gratuita em Coimbra

Oito longas e curtas-metragens documentais ou de ficção serão exibidas no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, em quatro sessões com entrada gratuita, na sexta-feira e no sábado, segundo a programação daquele equipamento cultural.

A iniciativa constitui-se como uma extensão do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o único festival de cinema ambiental em Portugal, e um dos certames do género mais antigos do mundo.

A selecção de filmes em exibição inclui, de acordo com o TAGV, “temas actuais, como os impactos da agricultura industrial, a resistência de grupos étnicos ou as questões ligadas à floresta tropical amazónica e a reeducação alimentar”.

A maratona de cinema ambiental abre com o documentário Mamá, de Xun Sero, (México, 2022), na sexta-feira, às 18h30, continuando às 21h30 com outro filme documental – Dos Rios, de Anais Taracena e Laura Bermúdez – passado entre as Honduras e a Guatemala.

A sessão da noite de sexta-feira inclui ainda duas curtas-metragens documentais: História Sobre Água, de Kathleen Harris e Samuel Viana, sobre os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no sudoeste português, e Homem das Vistas, um pequeno documentário de seis minutos, da autoria do paisagista sonoro Luís Antero e do fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

No sábado, a programação volta a abrir às 18h30 com três curtas-metragens: 68.145, dos italianos Antonella Sabatino e Stefano Blasi, sobre reeducação alimentar “num mundo sem alimentos e com cada vez mais plástico”, seguida do documentário As Lágrimas de Adrian, de Miguel Moraes Cabral, e da animação Idade Óssea – Um Filme em Sete Quadros, de Isabel Abuim Inglês.

A extensão do CineEco no TAGV encerra às 21h30 de sábado com o filme A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, sobre “a maior e mais arriscada expedição das últimas décadas à floresta tropical amazónica, em busca de um grupo de indígenas isolados que se encontram vulneráveis”, promovida em 2019 pelo governo brasileiro.