Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Octant Lousã recebe almoço preparado por duas cozinheiras locais

19 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Octant Lousã recebe almoço preparado por duas cozinheiras locais

No dia 27 de Janeiro, o Octant Lousã vai receber duas cozinheiras locais que vão preparar um almoço especial, onde não vão faltar sabores serranos e das Aldeias de Xisto. A dona Luísa e a dona Lurdes vão, assim, ser as protagonistas da terceira edição do “Como em Casa”, iniciativa promovida pelos hotéis Octant.

“Com uma paixão pela culinária, a D. Luísa aprendeu os segredos da cozinha ao lado da sua mãe. Hoje, aos 69 anos, os seus pratos exalam o amor e a tradição que herdou. Juntamente com o marido, cultiva uma horta repleta de ingredientes frescos e, no seu moinho de água, moi a farinha que se transforma na deliciosa broa de Serpins”, revela o Octant Lousã. Por sua vez, “aos 68 anos, trilhando um caminho que começou na indústria, foi na agricultura que descobriu a verdadeira paixão. Actualmente, as suas cebolas, couves, curgetes e feijão verde são aclamados nas redondezas. Apaixonada pela culinária, a D. Lurdes acredita que o verdadeiro segredo para se ser uma boa cozinheira reside no amor que se coloca em cada prato”, acrescenta ainda.

Unidos os pontos fortes de cada uma das cozinheiras é hora de pôr as mãos na massa. Nesse sentido, no próximo dia 27 vão ser confeccionados vários petiscos. Antes da refeição propriamente dita, os presentes vão poder saborear a conhecida Broa de Serpins. De seguida, como entrada, chegam à mesa favas suadas com chouriço e sopa à Lavrador. Como pratos principais não poderiam faltar a tradicional Chanfana e polvo no forno com migas de broa com feijão frade. Por fim, – e porque o almoço não termina sem a sobremesa -, há ainda lugar para a tigelada, doce típico da região, e o pão-de-ló.

Mel e Licor Beirão

A terceira edição da iniciativa “Como em Casa” não se faz só de comida. Antes do almoço, os hóspedes e clientes do Octant Lousã vão ainda ter a oportunidade de participar em dois workshops: um sobre Mel Regional (custo de 10 euros); e, outro, sobre Licor Beirão (custo de 15 euros). O primeiro inicia-se às 11h30 e o segundo às 12h30.

Terminados os eventos é chegado o momento de, segundo o Octant Lousã, viver “uma experiência gastronómica única onde os aromas e os sabores tradicionais da Serra aquecem a alma”. O almoço está agendado para as 13h30 e tem um custo de 55 euros por pessoa, com bebidas incluídas. As reservas devem ser realizadas através do email reservations-lousa@octanthotels.com.

Cátia Barbosa

Jornalista do “Campeão” no Porto