Coimbra  17 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Obras na estação de Coimbra-B empurradas para finais de 2020

3 de Dezembro 2018

A obra de requalificação da estação ferroviária de Coimbra-B, na Linha do Norte, irá ser realizada no âmbito da empreitada de construção do futuro terminal de Metrobus do Sistema de Mobilidade do Mondego, revelou o Governo.

“Relativamente à obra, tendo em consideração que a intervenção na estação de Coimbra-B fica directamente dependente da construção do futuro terminal do Metrobus, pretende-se, numa lógica de racionalização de recursos, que toda a intervenção seja efectuada numa mesma empreitada”, afirmou, em resposta escrita enviada à Agência Lusa, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.

Em Outubro de 2016, há pouco mais de dois anos, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, revelava, em Coimbra, que a remodelação de Coimbra-B iria inserir-se no âmbito da modernização da Linha do Norte e, oito meses depois, em Junho de 2017, o ministro Pedro Marques anunciou o lançamento do concurso público do projecto de requalificação daquela estação ferroviária.

Um ano volvido, em Junho, a Infra-estruturas de Portugal (IP) apontava o início da obra de requalificação de Coimbra-B (conhecida em Coimbra como Estação Velha) para o último trimestre de 2019, segundo um projecto “em curso” que incluía igualmente a modernização da estação de Alfarelos.

Com esta reconfiguração agora anunciada pelo Governo, a empreitada só deverá começar no último trimestre de 2020 – data prevista de encerramento do canal ferroviário de ligação entre a Linha do Norte e Coimbra-A (a estação localizada na «Baixa» da cidade) para implementação do Metrobus – e estar concluída no final de 2021, quando aquela solução tecnológica de autocarros eléctricos entrar ao serviço.

A Agência Lusa tinha questionado o gabinete do ministro Pedro Marques sobre o projecto de modernização da estação de Coimbra-B, requerendo informação sobre o aviso de concurso, data, valor e entidade a quem foi adjudicado o referido projecto, bem como se o prazo indicativo de início da obra (último trimestre de 2019, anunciado pela IP) se mantinha.

Na resposta, o gabinete do ministro indicou que “o projecto de beneficiação da estação de Coimbra-B foi adjudicado em 19 de Setembro de 2017, tendo sido concluído o respectivo estudo prévio em 13 de Abril de 2018”.

“Contudo, tendo em consideração que em simultâneo decorria um estudo para a localização do futuro terminal do Sistema de Mobilidade do Mondego – Metrobus (que nessa altura ainda incluía quatro possíveis localizações, duas a Nascente e duas a Poente da estação de Coimbra-B) foi entendido, conjuntamente com a Câmara Municipal de Coimbra, que a solução a desenvolver para a beneficiação da Estação Velha deveria estar enquadrada com o futuro terminal”, refere o gabinete de Pedro Marques.

“Por esta razão”, o Governo decidiu “suspender temporariamente o desenvolvimento do projecto, até existir uma definição concreta da localização do terminal”.

Esta definição foi feita, segundo a mesma fonte, três meses depois, em Julho: foi decidido localizar o futuro terminal do Metrobus “a Nascente” da estação de Coimbra-B “e definido o respectivo traçado urbano do canal afecto entre o terminal e a estação de Coimbra- cidade [Coimbra-A]”, revela o gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.

Acrescenta que a localização do futuro terminal e respectivo canal “implicará desactivar o actual troço ferroviário entre Coimbra-B e Coimbra – A, com a consequente necessidade de se reformular parcialmente o ‘layout’ ferroviário da Estação de Coimbra-B”, embora sem precisar datas para essa intervenção.

“Por sua vez, esta localização permitirá também melhorar significativamente a acessibilidade à estação ferroviária e dotar a cidade de Coimbra de um interface intermodal devidamente estruturado entre os vários meios de transporte público”, argumenta o gabinete de Pedro Marques.

“Com este novo enquadramento, a IP está a concluir a revisão do programa preliminar da beneficiação da estação de Coimbra-B que inclui, para além das intervenções acima descritas, um conjunto de outros pressupostos dai decorrentes, nomeadamente a relocalização e redimensionamento dos vários serviços disponibilizados na estação”, adianta aquele gabinete ministerial.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com