Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Obras do MetroBus condicionam trânsito na Avenida Emídio Navarro

9 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Obras do MetroBus condicionam trânsito na Avenida Emídio Navarro

Na continuidade dos trabalhos de construção do troço urbano Alto de São João – Portagem do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), será implementada uma nova fase do condicionamento da circulação na Avenida Emídio Navarro, entre a Estação Nova e o início da Rua do Brasil, indispensável à execução em segurança dos trabalhos que vão decorrer a partir de quarta-feira, dia 11 de Outubro.

A especificidade dos trabalhos a realizar, aliada à densidade do tráfego rodoviário da Avenida Emídio Navarro, determinaram que a prossecução das operações se desenvolvesse de forma faseada.

Assim, nesta nova fase, com uma duração previsível de 180 dias, serão executados trabalhos nas vias junto aos edifícios no troço da avenida entre o Largo da Portagem e a Rua do Brasil, permanecendo disponíveis as duas vias do lado contrário, adquirindo estas um perfil de duplo sentido.

Será implementada uma rotunda temporária na confluência da Av. Emídio Navarro, da Rua do Brasil e da Rua da Alegria com o objectivo de ordenar a circulação neste ponto conflituante.

A via que será segregada para a execução dos trabalhos contempla uma paragem de autocarros perto da Rua de Olivença que será desactivada, sendo as linhas de autocarro desta paragem agregadas às da paragem situada na entrada da Rua do Brasil, junto à residência de estudantes.

No que diz respeito ao troço entre o Largo da Portagem e a Estação Nova, serão executados trabalhos nas vias junto ao Rio Mondego, permanecendo disponíveis duas vias do lado contrário, adquirindo estas, provisoriamente, um perfil de duplo sentido. Será contemplada uma terceira via, no sentido Estação Nova – Portagem, para a tomada e largada de passageiros nas paragens de autocarros.

Os trabalhos programados para este troço compreendem, nomeadamente, a retirada dos carris preexistentes, a instalação de condutas adutora e de saneamento, a realização de infra-estruturas de drenagem e telecomunicações, integração urbana, iluminação pública e execução do canal do Metrobus.

Durante a intervenção as cargas e descargas estão salvaguardas, assim como os acessos às propriedades privadas em articulação directa das Infraestruturas de Portugal com os interessados.

De forma a garantir a segurança de peões e trabalhadores, apela-se à necessidade de cuidados redobrados na circulação na área intervencionada e ainda ao respeito da sinalização colocada, em particular no que concerne aos limites de velocidade.