Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Obras da praça do Comércio, em Coimbra, entram na recta final

15 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Obras da praça do Comércio, em Coimbra, entram na recta final

A empreitada de valorização e revitalização da praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, entrou na reta final e aproxima-se da conclusão.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pela vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, visitou hoje as obras, que representam um investimento superior a meio milhão de euros e integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

“Este é mais um dos locais do coração da cidade que a autarquia tem requalificado nos últimos anos, a par do Terreiro da Erva e da Via Central, entre outros, numa estratégia que pretende impulsionar também os privados a reabilitarem os seus imóveis”, revela o Município, sublinhando que este em particular está em fase de conclusão.

A praça do Comércio é um local urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico da Baixa da cidade e as obras visam “criar mais esplanadas, controlar o acesso automóvel e melhorar o conforto e a segurança do local”.

Os autarcas designaram a praça como a “mais bonita de Coimbra”, que se espera em breve possa voltar a ter as actividades económicas abertas, bem como as tradicionais actividades culturais e de animação turística, como a Feira das Cebolas e os concertos das Festas da Cidade e do Fim de Ano.

A empreitada está a tornar esta zona mais apetecível para os peões, com a inclusão de árvores, de esplanadas e, sobretudo, do controlo do acesso automóvel, representando um investimento de 557.878 euros.

A estratégia passa, assim, “pela criação de esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento permanente no espaço central da praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias”.

Agora, na fase final, as obras incluíram, ainda, a substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.

Recorde-se que nos últimos anos, a Câmara de Coimbra tem promovido a requalificação de várias ruas e edifícios da Baixa da cidade.