Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Óbito/Romero Magalhães: Funeral pelas 14h00

26 de Dezembro 2018

Os restos mortais de Romero Magalhães, antigo presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, vão estar, esta manhã, na capela da Universidade conimbricense, realizando-se o funeral pelas 14h00.

Outrora director da Faculdade de Economia da UC, Joaquim Romero Magalhães, natural de Loulé (Algarve), faleceu, anteontem (24), em Coimbra, aos 76 anos de idade.

Em recente declaração ao “Campeão”, que lhe dedicou a rubrica “O que é feito de…”, o antigo professor universitário recordou com satisfação a fase em que foi timoneiro da Assembleia Municipal (AM) de Coimbra (eleito pelo PS).

Manuel Machado, cujos primeiros mandatos na Câmara de Coimbra coincidiram com os de Romero Magalhães na presidência da AM, louva a dedicação do outrora autarca às causas do Município.

Enquanto estudante universitário, além de «repúblico», foi presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) e do Teatro dos Estudantes da Universidade (TEUC).

Comissário-geral para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999 -2002), Joaquim Romero Magalhães foi deputado à Assembleia Constituinte e secretário de Estado da Orientação Pedagógica nos dois primeiros governos liderados por Mário Soares no pós-25 de Abril de 1974.

Segundo José Reis – que, tal como o falecido, foi director da FEUC, governante e autarca – Romero Magalhães era “um professor excepcional, um dos nossos mais marcantes historiadores, um mestre e um amigo, sendo merecedor da nossa mais profunda homenagem”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com