Até 29 de Abril a Biblioteca Municipal da Lousã acolhe a exposição “O Universo dos Livros Cartoneros”.
Esta é uma iniciativa da associação – Activar, em articulação com o projecto Espaço J, e em parceria com a associação – ANIMAR e a Câmara Municipal da Lousã.
Compõem esta exposição mais de 100 livros oriundos de 19 países. Integrada nesta acção está agendada para dia 14, durante a manhã, a realização de uma oficina que visa a construção de um livro cartonero com a participação dos jovens que integram o Carpe Diem do Espaço J e o grupo Miminhos dos Avós.
Os livros cartonero diferenciam-se do livro comum pelo seu formato. São feitos artesanalmente e de papelão.
Estes livros representam um dos maiores movimentos que revolucionaram o sistema de produção de obras literárias, foi o Movimento Cartonero que surgiu em 2003, na Argentina, fruto da sobrevivência dos escritores e da população desempregada do país.
A saber, existem actualmente editoras Cartoneras no Uruguai, na Argentina, no Chile, no Peru, em Portugal, em Espanha e em Moçambique.
No Brasil e na Argentina duas editoras são constituídas por recicladores (catadores de papelão). Onde tudo começou? Num local com tradição de hábitos de leitura, a Argentina, por lá nasceu a primeira editora Cartonera do mundo – Eloisa Cartonera. Em Portugal, a Eva Cartonera em Lisboa, foi quem deu o primeiro passo.
Esta exposição está integrada no projecto Capacitar para Agir em Rede III (financiado pelo POISE). O circuito expositivo decorrerá até Dezembro deste ano nas diversas organizações que fazem parte da rede ANIMAR.