Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

O porquê de Coimbra ser uma óptima opção para os estrangeiros viverem

22 de Agosto 2019

Nos últimos anos, Portugal tem sido um dos principais destinos para o qual diversos estrangeiros, mas principalmente franceses, brasileiros e ingleses, se tem mudado.

Normalmente, os focos principais são as cidades de Lisboa e Porto, mas como consequência desta grande procura, os valores de compra e arrendamento nestas cidades estão cada vez mais caros. Por isso, Coimbra tem-se tornado uma das opções com melhor custo-benefício, e este artigo explicar-lhe-á o porquê.

Património Histórico

Com uma Universidade fundada em 1290 e classificada como Património Mundial da UNESCO, em 2013, a cidade de Coimbra tem um reportório repleto de histórias para contar. A cidade era inicialmente romana, e assim permaneceu até 1064. Posteriormente, a cidade abrigou grandes nomes como Padre António Vieira e Santo António, além de ter sido um dos palcos para as diversas acções da Santa Inquisição. Já no século XVI, Coimbra passou a girar em torno da sua principal Universidade, sendo reformada pelo Marquês de Pombal apenas no século XVIII.

Custos Gerais

Além de ser mais barata relativamente aos valores dos imóveis, Coimbra traz uma média de custo de vida também muito mais em conta. Para quem pretende arrendar um apartamento de até dois quartos, o valor será, dependendo da localização, em torno dos 500 euros mensais, enquanto que, em Lisboa, ronda os 850 euros e em localizações mais afastadas do centro. As despesas da casa custam por volta dos 100 euros por mês, as despesas com supermercado serão em torno dos 200-300 euros mensais e um passe mensal de transportes públicos custa apenas 30 euros.

Localização conveniente

É de conhecimento geral que Portugal não é um país grande, mas para os que estudam em Coimbra ou apenas moram em Coimbra mas que trabalham em Lisboa, Porto ou Leiria, a localização entre Coimbra e essas cidades mostra-se consideravelmente vantajosa. Até Lisboa, o tempo do percurso não ultrapassa as duas horas, enquanto que para Porto é apenas 1h15 minutos e para Leiria mal chega a demorar 50 minutos. Com isto, é possível estabelecer um consenso entre a segurança e a calma desta cidade universitária e a agitação maior das restantes cidades.

Qualidade de vida

Além da segurança e dos preços razoáveis, a cidade em si é muito arborizada e possui um clima temperado mediterrâneo bastante agradável para se viver (com temperaturas médias de 28.º C no Verão e 7.ºC no Inverno). A cidade também é a sede de diversos eventos culturais como as “Festas da Cidade”, o “Festival das Artes” e a “Semana Cultural da Universidade de Coimbra”, os quais contribuem para o lazer da população local.

A população de até 150 000 habitantes demonstra que as dimensões de Coimbra são aconchegantes o suficiente para poder fazer a maioria dos deslocamentos a pé, aproveitando parques como o Parque do Choupal e o Parque Verde. Para além disto, o facto de ser composta por até 25 por cento de estudantes universitários faz com que a cidade tenha mais vida e uma atmosfera mais leve para se viver.

Tendo isto em conta, a lista de motivos para se mudar para Coimbra é longa, surgindo sempre mais motivos (isto porque nem foram mencionados neste artigo os aspectos gastronómicos, porque aí sim esta lista não teria fim). Vale a pena considerar esta cidade histórica; por vezes uma perspectiva um pouco mais rústica pode ser o que precisa para a sua vida.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com