Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

O Homo sapiens é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã

30 de Novembro 2020 Jornal Campeão: O Homo sapiens é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã

O Parque da Serra Lousã elegeu o Homo sapiens como a espécie de destaque do mês.

“No Parque Biológico, é uma das espécies essenciais para o desenvolvimento deste local, dado que diariamente dezenas de pessoas colaboram nas várias áreas do parque, desde o maneio dos vários animais selvagens e de pecuária às áreas de museologia. O Parque, além de um espaço turístico é um belíssimo projecto de inovação e inclusão social com muitos dos seus colaboradores a serem pessoas com necessidades especiais”, afirmou o Parque.

A evolução da espécie humana iniciou-se há cerca de seis milhões de anos. Com um ancestral comum com os primatas há cerca de oito milhões de anos, o Homem passou por vários processos evolutivos até ser o que é hoje.

O género Homo que se destacava dos ancestrais pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência, inclui várias espécies das quais salientamos a Homo habilis (começou a fabricar os seus utensílios), a Homo erectus (ergueu os membros do solo e caminhou erecto) e a Homo sapiens (o Homem moderno).

Crê-se que o Homem moderno apareceu em África há cerca de 200 000 anos e que daí dispersou povoando todos os continentes. A principal característica desta em relação aos seus antepassados é o desenvolvimento do cérebro que lhe permite uma capacidade única de raciocínio e comunicação.