Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nuno Mota Pinto vai presidir ao Montepio

14 de Dezembro 2017

Nuno Mota Pinto, de Coimbra, vai ser o novo presidente executivo do Montepio, deixando as funções que exercia no Banco Mundial, segundo foi, hoje, anunciado.

Com 43 anos, Nuno é filho do antigo primeiro-ministro Carlos Mota Pinto e irmão de Alexandre, advogado, e de Paulo Mota Pinto, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra  e antigo juiz do Tribunal Constitucional.

Com início de carreira no BPI, como analista financeiro, Nuno Mota Pinto representou Portugal no Fundo Global para o Meio Ambiente e assessorou a relação de Portugal com o FMI, no programa de ajustamento financeiro, entre 2011 e 2014. Integra, ainda, os grupos consultivos do Departamento de Economia da Universidade de Coimbra e do Programa de Parceria para o Desenvolvimento da Fundação de Calouste Gulbenkian.

Nuno Mota Pinto vai substituir José Félix Morgado, que estava na liderança do Montepio desde Agosto de 2015, mas terá entrado em conflito com o presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia.

A entrada de Nuno Mota Pinto far-se-á na sequência da mudança de modelo de governo da Caixa Económica Montepio Geral, para um modelo monista, com um ‘chairman’ e um CEO, emanando a Comissão Executiva do Conselho de Administração.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com