Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo Regional do Centro da LPCC entrega Bolsas de Investigação em Oncologia

20 de Julho 2023 Jornal Campeão: Núcleo Regional do Centro da LPCC entrega Bolsas de Investigação em Oncologia

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) anunciou, hoje (20), os seis vencedores das bolsas de investigação em oncologia NRC.LPCC/CIMAGO, Dr. Rocha Alves e Dr. Dário Cruz, edição 2023/24, que visam financiar trabalhos de investigação na área da Oncologia, no âmbito das actividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), e no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro. Pelos seis bolseiros seleccionados para realizarem projectos de investigação na área da Oncologia foi atribuído um total de 60 mil euros.

Os quatro projectos vencedores das Bolsas NRC.LPCC/CIMAGO são: “Clinical relevance of non-invasive biomarkers in bone and soft tissue tumors” [Relevância clínica de biomarcadores não invasivos em tumores ósseos e dos tecidos moles], pela investigadora principal Professora Doutora Ana Cristina Pereira Gonçalves (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra); “Plasma circulating human papillomavírus DNA: A new contribution approach to HPV related diseases” [DNA do papilomavírus humano circulante no plasma: uma nova abordagem de contribuição para doenças relacionadas ao HPV], da investigadora principal Dra. Fernanda Patrícia Antunes dos Santos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra); “Circular RNAs in hematological neoplasms: Potential biomarker from diagnosis to therapy” [RNAs circulares em neoplasias hematológicas: Potenciais biomarcadores do diagnóstico à terapêutica], da investigadora principal Doutora Raquel Fernanda da Silva (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra); “IN8COLON: Single-cell metabolic reprogramming of Innate Lymphoid Cells in Colorectal Carcinoma Patients” [IN8COLON: Reprogramação metabólica unicelular de células linfóides inatas em doentes com cancro colorrectal], do investigador principal Professor Doutor José Guilherme Lopes Rodrigues Tralhão (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).

O projecto “Internet-delivered cognitive-behavioral therapy program for insomniac cancer survivors” [Programa online de intervenção cognitivo-comportamental para o tratamento da insónia em sobreviventes oncológicos], da investigadora principal Dra. Maria Inês Santos Clara (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) foi o vencedor da Bolsa Dr. Rocha Alves.

Já no que diz respeito à Bolsa Dr. Dário Cruz, o projecto de investigação vencedor foi o “Non-coding transcripts associated to DNA damage repair promote breast cancer chemotherapy resistance” [Transcritos não codificantes associados à reparação de danos no ADN promovem a resistência à quimioterapia no cancro da mama], do investigador principal Professor Doutor Bruno Miguel Bernardes de Jesus (Universidade de Aveiro).

A atribuição das bolsas confere um valor individual de 10 mil euros: quatro bolsas no âmbito da parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), que se destinam a apoiar projectos de investigação em oncologia integrados no âmbito da actividade de investigação do centro; uma bolsa Dr. Rocha Alves, com vista ao apoio a trabalhos de investigação relevantes na área da oncologia realizados em Portugal, desenvolvidos também por equipas de investigação sediadas num dos distritos da zona centro; e uma Bolsa Dr. Dário Cruz, destinada a equipas de investigação que integrem investigadores que apresentem um projecto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de acção do NRC.LPCC.

A investigação científica em oncologia é entendida pela LPCC.NRC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. Na sessão formal de atribuição das e assinatura dos contratos de concessão das Bolsas, o Professor Doutor Vítor Rodrigues, Presidente da Direcção Regional do Centro da LPCC, destacou a importância destas lembrando que “é importante que a investigação assuma várias capacidades de intervenção que se juntam de modo a melhorar o diagnóstico, tratamento e sobrevivência dos doentes oncológicos”.

Além do Professor Vítor Rodrigues, a sessão contou, também, com a presença da Professora Doutora Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO e Subdirectora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Professor Doutor José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO. Os três intervenientes aproveitaram para homenagear o Professor Doutor Carlos de Oliveira, antigo presidente do NRC.LPCC e mentor da parceria – que conta já com quase 20 anos – entre o NRC.LPCC e a CIMAGO, e também o impulsionador da atribuição destas Bolsas de Investigação. Já à margem desta sessão, em declarações à Comunicação Social, foi o próprio a assumir “a satisfação” por verificar “que se continua a dar continuidade a este projecto e a apostar na área da investigação em Oncologia”.

Desde 2015, o NRC.LPCC já atribuiu 37 Bolsas (28 Bolsas LPCC-NRC/CIMAGO, oito Bolsas Dr. Rocha Alves e uma Bolsa Dr. Dário Cruz), tendo contribuído, assim, ao longo destes anos, com cerca de 434 mil euros para a investigação em Oncologia.

A avaliação dos projectos de investigação candidatos às seis Bolsas, edição de 2023/24, foi feita por um júri constituído por: Profª Doutora Isabel Marques Carreira – CIMAGO; Prof. Doutor José Casanova – ACIMAGO; Dr. Lúcio Meneses de Almeida – NRC.LPCC; Prof. Doutor Vítor Rodrigues – NRC.LPCC; Dra. Inês Góis – SPO; Profª Doutora Paula Alves – IPO Coimbra; Dra. Cristina Frutuoso – CHUC; Dra. Gabriela Sousa – IPO Coimbra; Dr. José Carlos Marques – SPS; Dra. Natália Amaral – NRC.LPCC.