Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo Regional do Centro da LPCC disponibiliza resposta ocupacional digital

26 de Abril 2021 Jornal Campeão: Núcleo Regional do Centro da LPCC disponibiliza resposta ocupacional digital

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) lança o Centro de Voluntariado Ocupacional-Online (CVOnline), uma resposta ocupacional para os doentes oncológicos e familiares/cuidadores.

O lançamento desta iniciativa decorre depois de um estudo sobre o impacto da covid-19 em doentes oncológicos revelar que 55% doentes e 60% dos cuidadores sentiram-se mais isolados dos outros, em virtude da pandemia.

Para amenizar este isolamento social, o Núcleo Regional do Centro da LPCC cria uma resposta ocupacional através da oferta de um conjunto de actividades, sob o formato de oficinas/ateliers, de participação online e totalmente gratuita.

Diante da complexidade das exigências postas pelo momento que vivemos, e pensando num equilíbrio ocupacional, físico e psicológico, a LPCC.NRC lança agora o CVOnline, mais uma resposta que pretende disponibilizar aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores a oferta de várias acções, como por exemplo manualidades, iniciativas de literatura, visitas culturais a museus, actividades de bem-estar e actividade física. O CVOnline visa contribuir para a redução do isolamento social, pela criação de um espaço de partilha, e para a capacitação dos indivíduos, proporcionando novas aquisições em áreas diversas.

As novas modalidades ocupacionais digitais são criadas no sentido, também, de garantir a segurança de todos os intervenientes e de revitalizar a dinâmica outrora vivida no Centro de Voluntariado Ocupacional (CVO).

As transmissões online, por videoconferência, serão feitas através da plataforma Zoom, bastando para o efeito aceder à hiperligação e instruções de acesso que brevemente estará disponibilizada pelo Núcleo.