Coimbra  25 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo do Centro da LPCC anunciou vencedores das bolsas de investigação 2020/2021

4 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Núcleo do Centro da LPCC anunciou vencedores das bolsas de investigação 2020/2021

As Bolsas de Investigação em Oncologia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC)/CIMAGO e a Bolsa de Investigação Dr. Rocha Alves voltaram a premiar quatro investigadores, num montante que ascende aos 60 000 euros, para poderem desenvolver os seus projectos de investigação.

Na precisa data em que se assinala o Dia Mundial do Cancro, o Núcleo do Centro da Liga anunciou os vencedores da edição 2020/2021 destes prémios, que visam “financiar trabalhos de investigação na área da oncologia, no âmbito das actividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), e no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro”, revela o Núcleo do Centro.

A atribuição das bolsas confere um valor individual de 9 960 euros e uma verba adicional de 5 000 euros para apoio laboratorial.

“A investigação científica em oncologia é entendida pelo NRC da Liga como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas”, pelo que, nos últimos cinco anos, e no âmbito desta iniciativa, o Núcleo Regional do Centro já atribuiu oito bolsas NRC-LPCC/CIMAGO e quatro bolsas Dr. Rocha Alves, contribuindo com mais de 275 000 euros para a investigação em « oncologia.

Projectos vencedores

Bolsas de Investigação em Oncologia Dr. Rocha Alves 2020/2021

  • Candidato: Dr. André Ricardo Barbosa Góis

Orientador: Professora Doutora Luísa Shepherd

Instituição onde desenvolve o projecto: iBiMED – Institute of Biomedicine – Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro

Projecto: “Understanding how physical exercise impacts lipid metabolism to modulate immunity of breast cancer patients: a lipidomics approach”

Bolsas de Investigação em Oncologia NRC.LPCC/CIMAGO 2020/2021

  • Candidato: Dra. Joana Margarida Verdasca Jorge

Orientador: Professora Doutora Ana Bela Sarmento Ribeiro

Instituição onde desenvolve o projecto: Laboratório de Oncobiologia e Hematologia da FMUC/CIMAGO

Projecto: “Clinical relevance of platelets as non-invasive biomarkers in diffuse large B-cell lymphoma – A pilot study”

  • Candidato: Dra. Maria Inês Couceiro Costa

Orientador: Professora Doutora Ana Cristina Gonçalves

Instituição onde desenvolve o projecto: Laboratório de Oncobiologia e Hematologia da FMUC/CIMAGO

Projecto: “Clinical implications of DNA damage repair in acute myeloid leucemia”

  • Candidato: Dra. Ivana Marisa da Costa Martins

Orientador: Professora Doutora Ilda Ribeiro

Instituição onde desenvolve o projecto: Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC

Projecto: “O Papel das Biópsias Líquidas no Diagnóstico e na Monitorização do Cancro Oral”

 

A avaliação dos projectos de investigação candidatos à edição das bolsas NRC.LPCC/CIMAGO 2021 foi feita por um júri constituído por: Dra. Ana Filipa Pais (IPO Coimbra); Prof. Doutor José Casanova (CHUC/CIMAGO); Prof. Doutor José Manuel Nascimento Costa (CHUC/CIMAGO); Prof. Doutora Isabel Carreira (FMUC/CIMAGO) e Prof. Doutor Vítor Rodrigues (FMUC/LPCC).

O júri da Bolsa Dr. Rocha Alves 2021 foi constituído por: Prof. Doutora Ana Teresa Almeida Santos (FMUC/CHUC); Dra. Gabriela Sousa (IPO Coimbra); Doutora Paula Alves (IPO Coimbra); Prof. Doutora Isabel Carreira (FMUC/CIMAGO) e Prof. Doutor Vítor Rodrigues (FMUC/LPCC).

Puderam candidatar-se às Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2020/2021 todos os investigadores de nacionalidade portuguesa licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, com um projecto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO. À Bolsa Dr. Rocha Alves 2020/2021 puderam concorrer todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentassem um projecto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região Centro, da zona de acção do Núcleo Regional do Centro da LPCC.