Coimbra  22 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo do Centro da Liga promove curso básico de cuidados paliativos

2 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Núcleo do Centro da Liga promove curso básico de cuidados paliativos

Um protocolo entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) vai permitir ao Núcleo Regional do Centro da Liga promover um curso básico de cuidados paliativos.

Esta cooperação “estabelece desenvolvimento de programa de formação na área dos cuidados paliativos aos profissionais dos cuidados de saúde primários do ACES Baixo Mondego”, numa formação que irá decorrer nos dias 19, 25 e 26 de Setembro, com uma carga horária de 21 horas (entre as 09h00 e as 17h00).

A acção decorre, então, no âmbito do protocolo celebrado, a 03 de Junho, entre o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) e a ARSC.

“O protocolo de cooperação atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, visando o desenvolvimento de um programa de formação em cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde que integram as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), particularmente aos que prestem serviço domiciliário”, nota o Núcleo.

Pretende-se, ainda, que esta formação venha a ser desenvolvida, de forma gradual, em toda a região Centro e “pressupõe a realização de acções de formação básica, com uma estrutura e conteúdos programáticos validados e aprovados pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos”.

“De salientar que o envelhecimento populacional, aliado a outros factores como os hábitos de vida pouco saudáveis ou factores ambientais, têm contribuído para o aumento das doenças crónicas ameaçadoras da vida, incluindo as doenças oncológicas, que representam uma importante causa de morbilidade e mortalidade no nosso país”, sublinha a Liga Contra o Cancro do Centro, acrescentando que é, por isso, “fundamental uma prestação de cuidados de saúde adequados, integrados, diferenciados e de qualidade dirigidos aos doentes crónicos, em geral, e aos doentes oncológicos em particular, incluindo no domicílio”.

O Núcleo do Centro da Liga pretende, também, “reforçar os mecanismos de apoio a nível de equipamentos e materiais de destinados ao doente oncológico e cuidadores, bem como de intervenção no a nível do apoio psico-emocional e socioeconómico”.

A 1.ª edição do ‘Curso Básico de cuidados paliativos’ decorrerá nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e contará com um corpo de formadores com formação avançada e/ou prática clínica efectiva em cuidados paliativos.

A participação é gratuita e limitada a 25 vagas, sendo que os interessados poderão obter mais informações em https://www.ligacontracancro.pt/formacpaliativos.

A iniciativa gratuita conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.