Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro e AAC renovam parceria

13 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro e AAC renovam parceria

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) renovaram a parceria, existente desde 2012, no âmbito do projecto “des.LIGA”.

O protocolo foi assinado terça-feira (12), nas instalações da LPCC.NRC, e na cerimónia os presidentes de ambas as instituições reiteraram a importância deste acordo de cooperação.

O professor Vítor Rodrigues, presidente da Direcção da LPCC.NRC, ressalvou que é “muito importante que os estudantes universitários participem em iniciativas de voluntariado. Os tempos são outros, mas o pagamento é sempre o mesmo. Os voluntários sentem-se bem a fazer alguma coisa pelos outros, no fundo são bem pagos”, acrescentando que a assinatura deste protocolo “deixa um sorriso nos lábios e nos olhos”.

Também a secretária-geral da Direcção da LPCC.NRC, que tutela a área do voluntariado, Dr.ª Natália Amaral, congratulou-se pela renovação desta parceria que vai ao encontro da necessidade de atrair “jovens e ideias novas” para esta causa.

Por sua vez, o dirigente da AAC, João Caseiro, frisou ser fulcral “a recuperação de um protocolo que, já estando em vigor, acabava por passar um pouco despercebido dada a transitoriedade dos mandatos na AAC”, sublinhando que é uma forma de “transportar a causa à comunidade estudantil”.

A AAC vai, assim, criar o Departamento de Educação para a Saúde, particularmente dedicado à problemática do cancro, que ficará integrado no Pelouro de lntervenção Cívica e Ambiental da Direcção-Geral da AAC. Será composto por um máximo de 20 estudantes, sendo que todos eles serão, obrigatoriamente, inscritos como voluntários da LPCC.NRC.

Recorde-se que o “des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior”, existente deste 2012, visa contribuir para a promoção da literacia em saúde, em particular sobre cancro, promovendo a adopção de um estilo de vida saudável e prevenção da doença, junto dos estudantes do Ensino Superior.

O protocolo é válido por um ano, podendo ser renovado, sucessivamente, por iguais períodos. Desde o ano lectivo em que foi implementado na AAC, 2011/12, participaram neste projecto 162 estudantes da Universidade de Coimbra.