Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro distribui “miminhos de Natal”

22 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro distribui “miminhos de Natal”

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a proceder à distribuição de presentes de Natal em diversas unidades de saúde da Região Centro, até esta quarta-feira (23).

Com esta iniciativa, que se destina aos doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares, a Liga vai entregar 861 presentes, nomeadamente máscaras comunitárias da LPCC e, ainda, mantas para os doentes em cuidados paliativos.

Em virtude da pandemia, este ano, serão os próprios profissionais dos Hospitais e não os voluntários da Liga a proceder à distribuição dos presentes.

De acordo com o plano de distribuição e entrega de presentes de Natal a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares da Região Centro, os Hospitais envolvidos são: Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede; Centro Hospitalar Tondela – Viseu, EPE (Viseu e Tondela); Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (Hospital Amato Lusitano); Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (Covilhã e Fundão); Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (Aveiro e Estarreja); Centro Hospitalar de Leiria Pombal; Unidade Local de Saúde da Guarda; Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), EPE.

No CHUC, os presentes foram estregues esta terça-feira (22). Já no IPO de Coimbra, vão ser entregues, quarta-feira (23).

A LPCC participará na festa de natal do IPO que decorrerá online, também, na quarta-feira (23), o “IPO Alive ABRAÇ’AR”, com uma actuação do Coro ao Centro e oferta de broinhas de Natal (oferta das Pastelarias Vasco da Gama) e outros bens alimentares.

Na véspera de Natal (24), na habitual ceia, será oferecido bolo rei a todos os doentes que passam esta noite longe das suas famílias, hospitalizados no IPO, numa parceria entre a LPCC e a Escola de Hotelaria de Coimbra.

Desde 2011 que a LPCC.NRC promove esta iniciativa com a qual pretende, no âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro na humanização em oncologia, proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares.