Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novos miniautocarros eléctricos dos SMTUC já circulam em Coimbra

11 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Novos miniautocarros eléctricos dos SMTUC já circulam em Coimbra

Os novos miniautocarros eléctricos adquiridos pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através de uma candidatura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), já se encontram em circulação.

Os 12 novos miniautocarros eléctricos são parte integrante de um conjunto de 22 autocarros eléctricos, sendo 10 de tamanho padrão e 12 miniautocarros, todos com os seus respectivos sistemas de carregamento. A aquisição, com um investimento total de 8,8 milhões de euros (IVA incluído), visa modernizar a frota dos SMTUC, promovendo veículos mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

A vereadora da Mobilidade e Transportes, Ana Bastos, anunciou a novidade durante a apresentação da nova Máquina Automática de Venda e Carregamento e da plataforma digital de carregamento de passes, realizada em 5 de Janeiro na Estação de Coimbra-B.

Os miniautocarros eléctricos já iniciaram as operações em 8 de Janeiro, e os restantes 10 veículos elétricos devem estar prontos em breve.

A operação foi aprovada na reunião de Câmara em 17 de Outubro, envolvendo a compra de 10 viaturas de 12 metros da empresa Carbus – Veículos e Equipamentos, S.A, e 12 autocarros eléctricos de sete metros da empresa Oceântia, Lda. A Câmara Municipal contribuiu com 2,4 milhões de euros, enquanto os restantes 6,4 milhões de euros foram financiados por fundos comunitários.