Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novos 16 motoristas para os SMTUC assinaram hoje contrato

6 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Novos 16 motoristas para os SMTUC assinaram hoje contrato

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) têm, desde hoje, 16 novos motoristas, mas que assinam contrato como assistentes operacionais.

No acto, o presidente da Câmara de Coimbra considerou que o salário dos motoristas “não é o ideal”, salientando que o Município tem “procurado que a Assembleia da República reveja algumas carreiras da Função Pública, designadamente a dos motoristas de transportes públicos, porque são missões de alta responsabilidade”.

Os 16 novos motoristas que hoje iniciam funções ouviram Manuel Machado a destacar a “grande responsabilidade e dignidade inerente à função que vão desempenhar”, apelando a que “ajudem a contribuir para um bom serviço público municipal de transportes, que é de alto valor social”.

O presidente da Câmara aproveitou para recordar que os SMTUC têm um passe social com o custo de um euro/mês dirigido à população desempregada, para ajudar na procura de emprego, entre outros títulos bonificados para a população idosa, reformados, aposentados ou estudantes, que são suportados pelo cofre Municipal, com verbas provenientes das taxas e impostos que a Câmara administra.

“Alguns dizem que é muito dinheiro. São nove milhões de euros por ano [o custo social dos transportes é suportado integralmente pela Câmara de Coimbra] e é de facto bastante dinheiro, mas nós fazemo-lo deliberadamente, por entendermos que o serviço de transportes é uma missão que nos honra fazer a benefício dos nossos cidadãos” – disse Manuel Machado.

Estes 16 novos trabalhadores são, sobretudo, oriundos de três sectores de actividade, sendo que 10 vêm de empresas privadas de transportes colectivos de passageiros; dois de empresas privadas de transportes pesados de mercadorias; e quatro de empresas privadas de outros sectores.

Com o finalizar deste procedimento, a Câmara Municipal de Coimbra admitiu, desde 2018, 34 novos trabalhadores para a função de motorista de transportes colectivos de passageiros.

A assinatura de contratos, hoje, com os 16 novos motoristas, contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, acompanhado pelos membros do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves, Regina Bento e Francisco Queirós.