Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novo livro de escritor mealhadense vai ser apresentado na Biblioteca Municipal

13 de Junho 2021 Jornal Campeão: Novo livro de escritor mealhadense vai ser apresentado na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal da Mealhada vai receber, a 18 de Junho, pelas 21h00, o lançamento do novo livro do escritor pampilhosense Mário Silva Carvalho, cujo título é “Robim de Campanhã: um patife sedutor”.

“É com um enorme gosto que acolhemos a apresentação da mais recente obra deste autor da nossa terra, que tantos romances e contos já escreveu e tantos prémios e tantas distinções já recebeu. É um orgulho para o nosso concelho”, sublinhou Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Segundo a autarquia, o livro conta a história da vida atribulada de Robim que, depois de uma infância despreocupada, dividida entre o Porto e as encostas do Douro, abandona os estudos e passa a viver na rua, levando uma vida de roubos, embustes, habilidades e burlas, que lhe custaram, várias vezes, idas para a prisão. Um dia conhece uma mulher serena, mão amiga que lhe oferece um amanhã sem vielas esconsas.

Mário Silva Carvalho nasceu na Pampilhosa, em 1948, iniciando-se na escrita apenas depois de se aposentar da carreira de bancário. Em 2013, ganhou o Prémio Literário João Gaspar Simões, com o romance “Diário de um Carbonário”, publicado em 2014. Recebeu também uma 1.ª menção honrosa nos Jogos Florais da Murtosa, com o conto “A Bicicleta do Juvenal”. Em 2014, ganhou a 15.ª edição do concurso literário Prémio Dr. João Isabel, com o conto “O Regresso do Artur”. Em 2017, a Câmara Municipal da Mealhada galardoou-o com a medalha de mérito.

Mais recentemente, no ano de 2018, editou o romance histórico “A Amazona Portuguesa” e, no dia 19 de Setembro 2018, com a obra “Regresso a Kionga”, Mário Silva Carvalho ganhou o prémio Ferreira de Castro Ficção Narrativa 2018, atribuído por unanimidade.