Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novo laboratório do ISEC aproxima alunos do mundo empresarial

2 de Julho 2020 Jornal Campeão: Novo laboratório do ISEC aproxima alunos do mundo empresarial

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) inaugurou, hoje, um laboratório de inovação e desenvolvimento da Altice Portugal, que prevê o desenvolvimento de sete projectos tecnológicos na área da comunicação e plataformas “wi-fi”.

Para o presidente do ISEC, Mário Velindro, este novo laboratório, designado AlticeLabs@ISEC, tem “uma importância extrema para o Instituto, representando uma ligação efectiva entre o mundo académico e o mundo empresarial”.

No final da inauguração, enalteceu também a mais valia que representa o “envolvimento de investigadores, docentes e alunos do ISEC com engenheiros especializados da Altice Labs nos vários projectos a desenvolver”, que irão desde a monitorização e gestão de redes até ao desenvolvimento de um suporte que irá permitir a independência da SIGO do Sistema de Gestão de Base de Dados, entre outros.

Mário Velindro elogiou o trabalho da Altice, considerando que é “um orgulho trabalhar com esta empresa, uma das maiores do mundo na área das telecomunicações”, estando certo que resultarão deste trabalho conjunto “projectos reais que, muito em breve, poderão vir a ter aplicação prática na melhoria dos serviços da Altice”. Assegurou também que este laboratório terá um papel importante na “preparação académica/empresarial dos alunos”, sendo esse um dos grandes objectivos do ISEC que, como recorda o presidente, conta agora com “três laboratórios vivos”, juntando-se este aos já existentes, nomeadamente da Critical Software e da Prio.

Durante a inauguração, o director-geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, explicou que a intenção da empresa passa por “tirar partido do conhecimento que é produzido em soluções tecnológicas”, sendo este “o primeiro contacto dos estudantes com casos reais e com desafios que é necessário ultrapassar”. Adiantou também que dos sete projetos que estão a ser trabalhados no ISEC alguns podem ser depois “desenvolvidos de forma mais aprofundada”. “Queremos que as tecnologias sirvam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que tenham melhores experiências e melhores soluções”, frisou.

Para Alexandre Fonseca, CEO da Altice Labs, este é um exemplo da importância que a empresa tem dado à vertente tecnológica. “A Altice é uma empresa mundial, que escolheu Portugal para a Altice Labs, e isso é algo que muito valorizo e toda a comunidade tem feito um trabalho extraordinário, com pessoas qualificadas”, frisou. Acrescentou ainda que a “Altice Labs tem hoje projectos em mais de 500 países que são usados por mais de 250 milhões de pessoas em todos o mundo”. Deixou também um repto aos alunos do ISEC, ao afirmar que o sucesso do seu trabalho “será também o sucesso da região e do país”.