Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novo Executivo reuniu com grupo de trabalho de “Coimbra 2027”

9 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Novo Executivo reuniu com grupo de trabalho de “Coimbra 2027”

Coimbra continua o caminho que a pode levar a conquistar o título de “Capital Europeia da Cultura em 2027” e, nesse sentido, José Manuel Silva encontrou-se com o grupo responsável pela candidatura para debater os próximos passos desta caminhada.

José Manuel Silva teve a oportunidade de analisar a proposta de programação cultural, os esforços efectuados no sentido de trazer para Coimbra o Polo Europeu do Museu de Língua Portuguesa (reinaugurado recentemente em São Paulo, no Brasil) e, ainda, o trabalho de promoção que tem vindo a ser desenvolvido para colocar a cultura como uma das prioridades do município.

No final da reunião com  o Grupo de Trabalho da candidatura, José Manuel Silva afirmou que “Coimbra é um forte candidato e que serão reforçadas todas as condições técnicas e políticas para que seja uma Capital Europeia da Cultura memorável”. O novo presidente da autarquia salienta o “excelente trabalho preparatório feito até aqui pelo Grupo de Trabalho”, deixando a garantia que “o novo executivo será um forte aliado desta caminhada que projectará Coimbra para a dimensão nacional e internacional que há muito merece”.

Já Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho, salienta que este “foi um momento importante, de reafirmação clara e inequívoca da visão do novo Executivo sobre esta candidatura, assente num caminho de união e de aposta em sinergias”, acrescentando que vão “caminhar lado a lado na construção desta candidatura e na construção do sonho que é, para todos, fazer de Coimbra Capital Europeia da Cultura em 2027”. “Continuamos com olhos postos na eleição de Coimbra e, sobretudo, na aposta na cultura enquanto pilar fundamental da nossa sociedade”, conclui.

Recorde-se que, além de Luís de Matos, o grupo de trabalho é composto, ainda, por António Pedro Pita (antigo director regional da Cultura do Centro, investigador e Professor catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade Letras da Universidade Coimbra), Cristina Robalo Cordeiro (antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra e professora catedrática), Luís Filipe Menezes (Professor catedrático da Universidade de Coimbra), Manuel Rocha (antigo director do Conservatório de Coimbra) e, também, Nuno Freitas (médico).

 

[Foto: Central de Informação]