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Novo chouriço tradicional de Quiaios usa algas e tem teor reduzido de sal

19 de Abril 2023 Jornal Campeão: Novo chouriço tradicional de Quiaios usa algas e tem teor reduzido de sal

Um novo chouriço tradicional de Quiaios alia a inovação à alimentação saudável, reduzindo o teor de sal, ao utilizar, na sua produção, macroalgas e plantas halófitas.

O laboratório Marefoz da Universidade de Coimbra (UC) explica que o projecto “Investigação e desenvolvimento da utilização de macroalgas e plantas halófitas na produção de chouriço tradicional” consiste na produção de chouriço tradicional de Quiaios “sem fosfato e com teor reduzido de sal, utilizando como substitutos macroalgas e plantas halófitas”, sendo uma das mais conhecidas a salicórnia.

Os investigadores do Marefoz alegam, que, desta forma, se obtém um produto “mais saudável para o consumidor, sem perder o aspecto, textura, sabor e cheiro do chouriço tradicional”.

O projecto, promovido pela empresa Cevadas – Casa de Carnes do Ervedal, em parceria com o Marefoz, venceu agora um prémio nacional de inovação, atribuído no concurso S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Sector Agro-industrial.

Vitória Abreu, proprietária da Cevadas, afirma que a gama de produtos a desenvolver com este projecto apresenta um elevado potencial de inovação, especificamente pela aposta na autenticidade e qualidade de um produto tradicional, enquadrado no conceito de alimentação mais saudável e original e pelo recurso a novas matérias-primas, nunca exploradas nesta indústria – macroalgas e plantas halófitas”.

Já o Marefoz considera a colaboração com a Cevadas como “um exemplo de uma parceria de sucesso”, referindo que a colaboração “nasceu da capacidade de a empresa identificar oportunidades no que se refere à aproximação do sector da charcutaria tradicional às tendências de consumo actuais”.

Essas tendências passam pela “resolução da problemática do teor de sal na charcutaria tradicional”, concepção de um novo produto “com características saudáveis no que diz respeito à utilização de aditivos emulsionantes sintéticos” e, entre outras, a introdução de um produto de charcutaria “num nicho de mercado reservado aos produtos saudáveis”.

A empresa pôs em prática actividades de inovação e desenvolvimento apoiadas pela UC através do Marefoz, “tornando a CEVADAS numa empresa pioneira no desenvolvimento de um novo produto de charcutaria funcional e inovador no mercado, com benefícios para a saúde quando comparado com a oferta tradicional”.