Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novembro é o mês de celebrar os 20 anos da Rede Social de Coimbra

27 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Novembro é o mês de celebrar os 20 anos da Rede Social de Coimbra

Novembro é o mês de celebrar a Rede Social de Coimbra (RSC), que completa, no próximo dia 25, duas décadas de existência.

A Divisão de Acção Social da Câmara Municipal (CM) de Coimbra organizou um programa de actividades desenvolvidas no âmbito da Rede Social e, para encerrar o mês, está também prevista a comemoração dos 20 anos da RSC.

O programa tem início no próximo dia 3 de Novembro, com uma conversa direcionada a crianças e jovens sobre “Quebrar Silêncios. Fazer Perguntas. Receber Respostas. Ler Sinais”, marcada par as 15h00 no Salão Nobre, e termina do dia 30 de Novembro com o habitual encontro da Rede Social, das 9h30 às 17h30, no Convento São Francisco.

A Rede Social Coimbra é um marco importante no desenvolvimento social do concelho desde 25 de Novembro de 2003. Dada a sua importância, a Câmara Municipal decidiu, desde o ano passado, instituir Novembro como o mês da Rede Social de Coimbra e este ano a autarquia preparou um programa de actividades no âmbito da RSC para comemorar os 20 anos da sua existência.

O programa arranca no dia 3 e as boas-vindas vão ser dadas pelo vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, e a conversa, moderada pela vereadora da Acção Social, Ana Cortez Vaz, vai colocar lado a lado Maria Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança de Coimbra, Melânia Gomes, actriz e apresentadora de televisão e, ainda, Lúcia Mittermayer Saraiva, consultora no Projceto Justice Initiative Portugal. Já às 16h15 está marcada a inaugurada da exposição “Shame – European Stories”, sobre histórias partilhadas por vítimas de abuso na infância. A exposição vai estar patente no átrio dos Paços do Município até ao próximo dia 9 de Novembro. Este dia é da responsabilidade do grupo de trabalho Crianças e Jovens.

O Salão Nobre da CM de Coimbra volta a ser o palco de mais uma actividade, no dia 6 de Novembro, das 9h30 às 12h30, organizada pelo grupo de trabalho da Saúde, mais concretamente da “Cerimónia protocolar da Rede Institucional das Adições de Coimbra”. No dia seguinte, 7 de Novembro, tem início, pelas 15h00, na Escola Secundária D. Dinis, a exposição itinerante “Um Olhar sobre a pobreza”, que vai passar por 11 estabelecimentos de ensino do concelho – permanecendo uma semana em cada escola. Esta ação é da responsabilidade do grupo de trabalho Pobreza e Exclusão Social.

Já no dia 10 de Novembro, na Casa Municipal da Cultura, decorre o Plenário do CLAS/C – Conselho Local da Acção Social de Coimbra, a partir das 10h00, com organização do grupo de trabalho Rede Social e Comunidade. O dia 16 é dedicado a “Coimbra+Inclusiva”, um programa elaborado pelo grupo de trabalho Pessoas com Deficiência, que vai ter lugar, a partir das 10h00, no Grande Auditório do Convento São Francisco, e a partir das 14h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

“Saco de Migrantes”

O grupo de trabalho Migrantes organiza, a 17 de Novembro, o workshop comunitário “Saco do Migrante”, das 10h00 às 12h30, na delegação Centro da Cruz Vermelha Portuguesa, e no dia 20 de Novembro, o grupo de trabalho Pessoas em Situação de Sem-Abrigo leva a cabo, na Casa Municipal da Cultura, das 10h00 às 13h00, uma mesa-redonda sobre “Mediação de Pares”. A sessão de abertura conta com a presença da vereadora Ana Cortez Vaz e de Henrique Joaquim, gestor executivo da estratégia nacional para a Integração das Pessoas em situação de Sem Abrigo. De seguida, tem início a mesa-redonda, com moderação de Dora Rigueiro, directora técnica da EASD – Associação Integrar, e participação, como oradores, de Christian Georgescu, da Associação SABER COMPRENDER, Solange Ascensão, da Associação de Intervenção Comunitária CRESCER, e Lisete Cordeiro, da InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário. A sessão é encerrada por Francisco Rodrigues, director do Departamento de Acção Social da CM de Coimbra.

Já para o dia 21 o grupo de trabalho Pessoas Idosas preparou uma sesão sobre o regime jurídico do maior acompanhado, que vai decorrer na Casa Municipal da Cultura, entre as 10h30 e as 12h00. As celebrações do Mês da Rede Social encerram a 30 de Novembro com o Encontro da Rede Social de Coimbra, no Convento São Francisco, entre as 9h30 e as 17h30.