Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nova linha dos SMTUC vai servir mais alunos e população de localidades de Almalaguês

18 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Nova linha dos SMTUC vai servir mais alunos e população de localidades de Almalaguês

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai reforçar os transportes públicos na freguesia de Almalaguês, com a criação de uma nova linha dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) – Linha 204 Ceira (Escola) – Almalaguês (via Braçais) – que servirá os alunos que frequentam a Escola Básica 2/3 de Ceira e residem nas localidades de Casal Novo, Portela do Casal Novo, Braçais e Abelheira, bem como a restante população. A opção de serviço será através de transporte flexível com recurso a mini-autocarros, tendo em conta a impossibilidade destas localidades serem servidas por transporte público convencional devido às características das vias de acesso e ainda o facto de serem zonas periurbanas de baixa densidade populacional. O assunto foi abordado na reunião de Câmara de ontem.

Este serviço permitirá a deslocação directa de alunos para o estabelecimento escolar de Ceira, assegurando igualmente a ligação às linhas que servem esta zona e cujo destino é o centro da cidade, nomeadamente as linhas n.º 10 (Palácio da Justiça/Hospital Sobral Cid), 23 (Portagem/Ceira-Escola), 43 (Portagem/Almalaguês), 44 (Portagem/Monforte) e 45 (Portagem/Zorro).

A opção por um serviço de transporte flexível com recurso a mini-autocarros deve-se à impossibilidade destas localidades serem servidas por transporte público convencional, devido às características das vias de acesso, e pelo facto de serem zonas periurbanas de baixa densidade populacional.

Este tipo de transporte permite, ainda, a facilidade de estabelecer horários mais adaptados às necessidades da população a que se destina. A proposta de horários passa pela frequência, em dias úteis, com horários de partida da Escola Básica 2/3 de Ceira às 06h55, 14h05, 17h45 e 19h00 e de Almalaguês às 07h30, 14h38, 18h15 e 19h30.