Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nova geração do surf nacional pronta para brilhar na Praia do Cabedelo

20 de Março 2024 Jornal Campeão: Nova geração do surf nacional pronta para brilhar na Praia do Cabedelo

Foto: Martim Nunes.(Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)

 

Na próxima sexta-feira, dia 22 de Março, tem início o Allianz Figueira Pro, que marca o início da temporada da Liga MEO Surf. O evento decorrerá na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, entre os dias 22 e 24 de Março. Este regresso à primeira divisão do surf português está envolto em grande expectativa, após uma emocionante disputa pelos títulos nacionais de 2023, que coroou Joaquim Chaves e Francisca Veselko como campeões.

O quadro de competição, agora divulgado, promete baterias renhidas desde a primeira ronda masculina e feminina. É chegada a hora dos melhores surfistas portugueses voltarem a vestir a licra de competição e demonstrarem o resultado do trabalho físico, psicológico e técnico efectuado durante a pré-época, para iniciarem a corrida aos títulos nacionais com toda a determinação.

Destacamos algumas baterias do quadro de competição masculino:

  • H4: Halley Batista x Salvador Vala x Diogo Martins x trialista
  • H9: Guilherme Ribeiro x Jéjé Vidal x Guilherme Costa x trialista
  • H15: Arran Strong x Henrique Pyrrait x Martim Carrasco x Mário Leopoldo

E do quadro de competição feminino:

  • H3: Érica Máximo x Constância Rocha Simões x Concha Balsemão
  • H6: Teresa Pereira x Lua Escudeiro x Ana Mel x Eva Jorge
  • H8: Mafalda Lopes x Beatriz Costa x Teresa Bonvalot

A nova geração do surf nacional tem vindo a afirmar-se cada vez mais nos últimos anos, conseguindo desafiar o favoritismo dos surfistas mais experientes e originando baterias e etapas muito disputadas e imprevisíveis até ao soar da buzina nas finais.

Martim Nunes e Francisco Ordonhas são dois desses protagonistas. O primeiro sagrou-se bicampeão nacional Pro Júnior no ano passado, alcançando o patamar da excelência com uma performance notável. O segundo terminou o ano dentro do Top 5 nacional e obteve o seu melhor resultado de sempre na Liga MEO Surf com um 3.º lugar na etapa do Porto.

Martim Nunes, Top 10 nacional e bicampeão nacional Pro Júnior em 2023, partilha: “O campeonato do ano passado na Figueira da Foz foi top, diverti-me bastante… Espero que este ano seja ainda melhor.”

Francisco Ordonhas, Top 5 nacional e vice-campeão mundial júnior em 2023, refere: “As ondas na Figueira da Foz são muito boas… É bom vermos que a nova geração está a dar cartas.”

O Allianz Figueira Pro é também a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas ao longo das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

O Grupo Jerónimo Martins é, pelo sexto ano consecutivo, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, investindo na partilha de informação e de boas práticas relacionadas com a preservação dos ecossistemas.

Em termos de prémios paralelos, destacam-se o Best Wave, Bom Petisco Girls Score, Go Chill Expression Session, Waversby Round, Waikiki Junior Award, e os prémios para os melhores surfistas locais da Figueira da Foz.