Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Norberto Canha lança dois livros solidários com a “Missão Catimbó”

23 de Junho 2017 Jornal Campeão: Norberto Canha lança dois livros solidários com a “Missão Catimbó”

O médico ortopedista e antigo professor universitário vai apresentar, amanhã (24), dois novos livros, intitulados “Justiça” e “Capitalismo – Queda e Renascer do Primeiro e Último Império”, pelas 16h00, no Pavilhão de Portugal, no Parque Verde, em Coimbra.

As obras, sobre temas “especiais” e que são “muito relevantes” para o autor, tratam de “problemas reais” como o sistema judicial em Portugal e a descolonização portuguesa, expondo relatos da vida nas colónias ultramarinas.

O objectivo “é deixar para memória futura o que penso e as minhas opiniões”, explica ao “Campeão” Norberto Canha, adiantando que estes livros pretendem, também, ser “uma forma de expor os problemas para levar as pessoas a pensar neles”.

Além destes objectivos, as obras têm um cariz solidário, já que cinco euros das receitas de cada livro vendido revertem para o projecto “Missão Catimbó”, coordenada pelo médico na Guiné Bissau. Esta missão visa angariar fundos para tratar a doença tropical “Filariose Linfática”, cuja cura foi descoberta pelo antigo presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e ensinada a clínicos guineenses, uma prática que, entretanto, se perdeu e que é urgente ensinar de novo aos cirurgiões desse país africano.