Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Noite Branca” solidária da Expofacic volta a iluminar o recinto

29 de Junho 2017 Jornal Campeão: “Noite Branca” solidária da Expofacic volta a iluminar o recinto

A tradicional “Noite Branca” da Expofacic volta a realizar-se, durante a noite de 05 de Agosto (sábado), numa iniciativa solidária para com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

A ideia é que os visitantes e expositores se vistam de branco, numa noite que será bastante animada e solidária. As t-shirts brancas serão vendidas a dois euros, patrocinadas pelas marcas Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo que o valor angariado com essa venda reverterá, na totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Nesta noite onde a palavra de ordem será a solidariedade, também o Grupo Alves Bandeira se associa com a venda de ímanes a um euro, dos quais 0,75 cêntimos revertem a favor da corporação cantanhedense.

Em todo o recinto, e à semelhança dos anos anteriores, serão criados cenários tendo como base o branco, com a decoração de vários elementos da exposição, “num ambiente diferente e especial que vai acolher os muitos visitantes que são esperados nessa noite”, revela a organização.

A Noite Branca vai ser assinalada nas várias portas de entrada do certame, com figuras humanas iluminadas (“human frames”) e, na entrada principal, grandes arcos brancos a receber os visitantes. Um pouco por todo o lado vão ser instalados muitos adereços especiais e os troncos de árvore vão ser revestidos com 1 500 metros quadrados de tecido branco.

Além disso, haverá bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas, dança e fantasia em tons de branco, que vão interagir com o público e “contribuir para uma experiência inesquecível”.

Ainda nesse final de dia, o futebol não será esquecido e a organização vai proporcionar aos adeptos a visualização, em directo, da final da Super Taça Cândido Oliveira, que vai pôr o Benfica e Vitória de Guimarães frente a frente. O jogo poderá ser assistido num dos seis ecrãs distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques.

A noite será animada com ritmos africanos, ao som de C4 Pedro e Matias Damásio, enquanto que no palco Sagres se poderá ouvir RIOT, Lzrd & dBMatter.

Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede fazem 115 anos no dia 24 de Agosto e a principal prioridade é conseguir verbas para ajudar à aquisição de dois carros de combate aos incêndios.

Adérito Machado, presidente da Associação Humanitária, espera que os visitantes adiram à iniciativa “porque sabem que os bombeiros existem para servir as pessoas”.

O responsável lembra ainda que “os bombeiros trabalham gratuitamente, enquanto noutros países são pagos”, e que, apesar duma gestão muito cuidada dos recursos existentes, existem sempre lacunas, pelo que é muito importante esta contribuição da sociedade civil.

“A solidariedade é um gesto muito digno e devemos cooperar uns com os outros sempre que é necessário”, adianta o presidente da Associação.

A 27.º edição da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede decorre de 27 de Julho a 06 de Agosto, no Parque Expo-Desportivo de São Mateus.