Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Neurocirurgia do CHUC utiliza sistema inovador em patologia da coluna vertebral

27 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Neurocirurgia do CHUC utiliza sistema inovador em patologia da coluna vertebral

Uma equipa liderada pelo neurocirurgião Gonçalo Costa, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), realizou uma cirurgia, na segunda-feira (23), em que foi utilizado um sistema inovador para navegação em patologia da coluna vertebral.

Este sistema, que tem potencialidades para outras especialidades, “baseia-se na impressão prévia de um molde em 3D para a aquisição do trajecto de parafusos pediculares. Esta inovação foi desenvolvida em colaboração com o ex-aluno de engenharia da Universidade de Coimbra, que construiu cânulas para trajecto de parafusos transpediculares”, revela o CHUC, cujo director do Serviço de Neurocirurgia é Marcos Barbosa.

A unidade hospitalar adianta, ainda, que “foi a primeira vez que em Portugal se realizou esta técnica em patologia degenerativa da coluna, nomeadamente da coluna cervical 1, num doente com listese degenerativa em C7-D1”, tendo a equipa considerado que “os resultados obtidos, com a utilização desta técnica, excelentes”.