Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nespresso doa 1.25 milhões de refeições ao Banco Alimentar contra a Fome

25 de Março 2024 Jornal Campeão: Nespresso doa 1.25 milhões de refeições ao Banco Alimentar contra a Fome

A Nespresso Portugal contribuiu com mais de 1.25 milhões de refeições ao Banco Alimentar contra a Fome, no âmbito do seu projecto de economia circular denominado ‘Reciclar é Alimentar’. Desde o seu lançamento, há 14 anos, esta iniciativa já proporcionou 19.7 milhões de refeições a famílias necessitadas, através de 2.600 instituições de solidariedade social apoiadas por 21 Bancos Alimentares em Portugal Continental e nas Ilhas.

Além das doações alimentares, a Nespresso tem consolidado a sua estratégia de responsabilidade social. Nos últimos anos, a empresa ofereceu mais de 962 toneladas de arroz português. Pela primeira vez, como parte de um processo contínuo de eficiência, a Nespresso também irá doar 30 toneladas de trinca de arroz a associações de animais, em colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome.

Jaime de la Rica, Business Executive Officer da Nespresso Portugal, destaca: “O projecto ‘Reciclar é Alimentar’ personifica a visão 360.º que a Nespresso tem da sustentabilidade e é motivo de enorme orgulho. A sustentabilidade e o apoio à comunidade são fundamentais para a nossa marca. Além de oferecermos café de alta qualidade, contribuímos positivamente para a sociedade. Este ano, para além das 62,5 toneladas de arroz doado, conseguimos também garantir a entrega de 30 toneladas de arroz trinca para associações de animais. Queremos que esta iniciativa seja tão infinita quanto o café reciclado”.

O projecto ‘Reciclar é Alimentar’ começa quando os consumidores portugueses reciclam as cápsulas Nespresso após consumirem o café. Esta iniciativa visa reaproveitar a borra de café das cápsulas usadas, integrando-a num composto orgânico que enriquece os campos de cultivo de arroz. O arroz produzido é adquirido pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar.

Além da reciclagem da borra de café, o alumínio das cápsulas, um material infinitamente reciclável, é reutilizado na produção de novos objectos, como canetas, máquinas fotográficas, canivetes e bicicletas.

As cápsulas para reciclagem podem ser entregues nos aproximadamente 250 pontos de recolha e nas boutiques Nespresso. Para os clientes que compram online, as cápsulas podem ser devolvidas ao estafeta no momento da entrega da encomenda.