Coimbra  14 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nefrologia e Oncologia Pediátrica do CHUC certificados pelo Ministério

30 de Agosto 2019

Os serviços de Nefrologia, Oncologia Pediátrica e o Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) receberam, recentemente, a certificação ACSA 1 da Direcção Geral da Saúde.

Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do CHUC, afirmou que “o reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com o qual o Conselho de Administração se congratula, espelha o saber, a competência, o empenho e a dedicação com que os profissionais deste hospital enfrentam os desafios clínicos, e da incorporação do novo conhecimento médico, na prática diária”.

E sublinhou a certeza de que “só desta forma é possível aperfeiçoar os processos, melhorar os cuidados prestados aos doentes e promover a confiança dos cidadãos”.

Fernando Regateiro referiu, ainda, que a “certificação é exactamente a expressão clara e objectiva desta forma de ser, de estar e de agir”.

O Serviço de Nefrologia do CHUC, fundado em 1976, é desde há vários anos o maior na actividade assistencial a nível nacional, estando vocacionado para tratar toda a patologia médica renal. Presta cuidados diferenciados a doentes em hemodiálise e diálise peritoneal, bem como desenvolve uma intervenção altamente significativa na transplantação renal.

É, ainda, da sua competência a formação médica e de enfermagem, pré e pós-graduada, em estreita articulação com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem.

O director do Serviço de Nefrologia, Rui Alves, realça que “a obtenção da actual distinção, para além de um contributo fundamental na organização dos cuidados prestados aos doentes, funciona como força motivadora para todos os profissionais e um cunho de prestígio para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.

Já o Serviço de Oncologia Pediátrica, dirigido pelo oncologista pediatra Manuel Brito, (serviço central do Centro de Referência de Oncologia Pediátrica) tem como missão o diagnóstico e tratamento integral de todas as crianças e adolescentes com cancro diagnosticado até aos 17 anos e 364 dias, na zona de influência da Administração Regional de Saúde do Centro.

Manuel Brito, refere que “a certificação do Serviço de Oncologia Pediátrica ao instituir uma prática de auditorias externas e internas concorre para a melhoria das práticas do Serviço e consequentemente da qualidade do atendimento dos doentes”. “A certificação é uma exigência colocada com frequência a nível internacional, para a colaboração em estudos multi-institucionais, que passa assim a ser cumprida”.

A colaboração do Serviço de Oncologia Pediátrica com o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia do CHUC, único no país, alargou a sua zona de influência ao todo nacional, com a referenciação do tumor ocular maligno mais frequente da infância (retinoblastoma), recebendo igualmente crianças dos países africanos de língua oficial portuguesa, adianta o CHUC.

Este Centro, também certificado, é coordenado pela oncologista pediatra Alice Carvalho e foi reconhecido em Março de 2016 pelo Ministério da Saúde, estando integrado na Rede Europeia de Oncologia Pediátrica (European Reference Network-PaedCan).

“O modelo de Certificação do Ministério da Saúde (MS) visa reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura de qualidade e segurança em todo o SNS”, realça o CHUC.

Este certificado, que é outorgado aos Serviços, “atesta a conformidade com os standards estabelecidos e os demais requisitos do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde”, conclui.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com