Coimbra  1 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Navigator instala caixas-ninho para aves florestais nidificarem

7 de Maio 2020 Jornal Campeão: Navigator instala caixas-ninho para aves florestais nidificarem

A ‘The Navigator Company’ tem vindo a levar a cabo, desde o início do ano, na Herdade de Espirra (Pegões), a colocação de caixas-ninho para que aves florestais como o chapim, a carriça e a trepadeira-azul possam fazer a sua nidificação.

Esta acção, que decorre no âmbito da sua estratégia de conservação da biodiversidade, tem como objectivo promover o controlo natural de pragas nas espécies florestais.

A empresa considera as caixas-ninho uma solução eficaz para incrementar a reprodução destas aves, que têm como presas algumas pragas existentes nas florestas.

No caso das espécies anteriormente referidas (chapim, carriça e trepadeira-azul), que são insectívoras cavernícolas, estas fornecem um serviço importante enquanto reguladoras naturais de insectos em meios arborizados. A sua nidificação depende da existência de cavidades naturais ou outras previamente criadas por outras espécies, onde possam instalar os seus ninhos.

O controle de pragas por predadores naturais apresenta vantagens em relação aos métodos convencionais baseados na aplicação de insecticidas.

Numa iniciativa que procura não só potenciar a expansão das espécies ocupantes, mas, também, reduzir as populações de insectos dos quais estas se alimentam, as caixas-ninho instaladas pela ‘Navigator’ foram distribuídas por três núcleos, em áreas distintas da propriedade, e colocadas em espécies florestais como o sobreiro, o pinheiro-manso e o eucalipto.

Estas caixas vão, ainda, ser monitorizadas para avaliar as espécies que as ocupam e o sucesso em termos da sua reprodução.