Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Navigator inaugura central solar fotovoltaica na Figueira da Foz

18 de Março 2021 Jornal Campeão: Navigator inaugura central solar fotovoltaica na Figueira da Foz

A The Navigator Company tem uma nova central solar fotovoltaica em regime de autoconsumo instalada no complexo industrial da Figueira da Foz.

A nova central permitirá evitar, por ano, a emissão de cerca de 1 296 tCO2 contribuindo igualmente para a redução do volume de aquisição de energia à rede eléctrica.

Esta central encontra-se instalada na cobertura da área fabril do papel do complexo industrial da Figueira da Foz, ocupa uma superfície de aproximadamente 13 500 m 2 e tem uma produção anual de energia estimada de 3 500 MWh, o que equivale ao consumo de 1 327 carros eléctricos a percorrer 20 000 quilómetros num ano.

Com uma capacidade instalada de aproximadamente 2,6 MW e composta por 7 700 painéis solares, a nova central passa a ser a maior central do Grupo, ultrapassando a capacidade daquela que se encontra instalada no complexo industrial de Setúbal (2,2 MW). A nova central vem aumentar a capacidade de produção de energia

Actualmente esta central é o quarto projecto da Navigator no domínio da energia solar tendo a Empresa investido, globalmente, mais de 4,7 milhões de euros na instalação de 17 200 painéis solares fotovoltaicos, com uma área aproximada de 28 500 m2.

A The Navigator Company produz, anualmente, cerca de 2,5 TWh de energia eléctrica mais de 60% a partir de biomassa, sendo responsável em média por cerca de 4% da produção nacional de energia eléctrica e de 52% da energia eléctrica produzida a partir de biomassa em Portugal.