Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Navigator entre as maiores empresas exportadoras do país

15 de Fevereiro 2021

De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2020, a Navigator ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o terceiro lugar na lista das maiores empresas exportadoras em Portugal, com mais de 90% dos seus produtos a serem vendidos em 130 países dos cinco continentes.

A empresa também lidera a primeira posição no ranking no Valor Acrescentado Nacional, pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais gerados pela floresta.

A Navigator representa aproximadamente 1% do PIB nacional, além de cerca de 3% das exportações nacionais de bens. No ano passado, foi distinguida com o Prémio Exportação e Internacionalização 2020, um reconhecimento que realça o seu contributo para a economia portuguesa e o seu lugar destacado entre as principais exportadoras nacionais.

Na lógica de agente impulsionador de economias locais, a Navigator gere mais de 108 000 hectares de floresta de Norte a Sul do país, promovendo a gestão e valorização dos espaços rurais. Em 2020, quase 2 000 proprietários florestais arrendaram os seus terrenos à empresa, o que se traduz em 45% do património florestal sob sua gestão.

A empresa é, igualmente uma forte geradora de emprego qualificado, nos centros fabris e de investigação, mas também em territórios onde as oportunidades escasseiam, contribuindo para a criação de riqueza económica em Portugal. As unidades fabris da Navigator geram cerca de 3 000 postos de trabalho directos, aproximadamente 9 000 postos de trabalho indirecto nas regiões envolventes e mais de 30 000 a nível nacional.