Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Navigator apoia edição Braille da revista “Visão” pelo terceiro ano consecuctivo

22 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Navigator apoia edição Braille da revista “Visão” pelo terceiro ano consecuctivo

A The Navigator Company, à semelhança do ano anterior, volta a apoiar a edição Braille da revista “Visão”, um projecto que tem como objectivo dar acesso à informação para os invisuais, através da doação de papel para produção e impressão da revista.

Esta é uma iniciativa levada a cabo no âmbito da política de responsabilidade social corporativa da Navigator, que reforça a sua ligação a projectos de inclusão social e onde o papel assume uma importância fundamental, enquanto suporte, na sua concretização.

A “Visão Braille” conta com uma tiragem de 1 150 exemplares por mês, que são distribuídos de forma gratuita para leitores cegos, assim como para bibliotecas, lares e escolas de ensino especial, reunindo uma selecção de artigos das edições semanais da “newsmagazine”. Apesar das inovações tecnológicas que têm vindo a facilitar o acesso dos invisuais à informação, o papel continua a ser um suporte muito procurado por este público.

A empresa assume, assim, um compromisso importante na produção desta edição especial, ao oferecer o papel “Soportset Offset”, garantido, através de uma acção solidária, o acesso destes conteúdos a quem é invisual.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, “tissue” e energia, cuja actividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no sector. O seu papel é sustentável, ambientalmente responsável e reciclável, e é obtido a partir de um recurso natural renovável, plantado especificamente para este fim.

A produção de pasta e papel por parte da Navigator é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos, os viveiros dão vida a mais de 12 milhões de plantas, sendo os maiores da Europa e produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, em que grande parte, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela empresa com o objectivo de manter a diversidade e de garantir a continuidade da espécie.

O projecto da edição Braille foi criado há 32 anos por Fernando Ribeiro da Cruz, inicialmente no “O Independente”, que fez questão de continuar na revista “Visão”.

Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a edição é impressa no Centro Professor Albuquerque e Castro (CPAC), gráfica especializada em materiais em braille.