Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Natal e fim-de-ano vão ter mais encanto na “Baixa” de Coimbra

17 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Natal e fim-de-ano vão ter mais encanto na “Baixa” de Coimbra

Durante os 43 dias em que decorre o programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016” vai ser impossível não passar pelo centro histórico da cidade para assistir ou participar nas inúmeras actividades preparadas pela Câmara Municipal para animar esta época natalícia.

A quarta edição deste programa será “a maior de sempre” e vai decorrer entre 26 de Novembro e 07 de Janeiro, com iniciativas para miúdos e graúdos “que pretende não só dar a conhecer a diversidade cultural da cidade, mas também reforçar a sua atractividade nesta época, sem esquecer a promoção do comércio da ‘Baixa’ de Coimbra e atrair público a esta área da cidade, valorizando-a e fazendo renascer aqui um espaço mais animado, mais vivido e partilhado por todos”, revela a autarquia.

A programação para este Natal e que contempla inúmeras actividades culturais e desportivas, mantém-se na senda dos “investimentos em grandes eventos de referência, que fortaleçam a posição de Coimbra e estimulem a economia local, mantendo uma política consistente de animação urbana”, realçou Carina Gomes, vereadora da Cultura.

“A nossa ambição é que Coimbra continue a distinguir-se nestes eventos em toda a região, permitindo fortalecer a sua imagem turística, como atractiva e acolhedora”, notou a autarca.

As duas grandes novidades este ano prendem-se com o aumento dos espaços abrangidos por iluminação de Natal, num total de 22 locais, com destaque para o Terreiro da Erva e a rua de Martins de Carvalho, bem como a “inauguração” do Terreiro da Erva como palco para a festa de passagem-de-ano, acrescentando, assim, mais um espaço de animação aos três já existentes para a última noite de 2016.

A animação far-se-á com concertos; ciclo de cantares natalícios; actividades para crianças; visitas guiadas; teatro de rua; desfile de pais Natal; arte circense; contos de Natal e presépios, que irão ter lugar por toda a zona histórica mas, também, em locais menos óbvios como a Estação de Coimbra A ou o terminal rodoviário na avenida de Fernão de Magalhães (toda a programação semanal poderá ser consultada, nesta página, a cada edição do “Campeão”).

O desporto será, também, uma componente importante neste programa, onde se destacam alguns momentos, nomeadamente, o segundo jogo de preparação da selecção nacional de rugby, com o Brasil, no Estádio Municipal de Taveiro (01 Dezembro); a habitual Corrida de São Silvestre de Coimbra e Caminhada (17 Dezembro) e o jogo do Campeonato Nacional de Futsal que opõe a equipa conimbricense do Centro Social de São João ao Benfica, que terá lugar no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (30 Dezembro).

Os vereadores salientaram, ainda, a realização do já tradicional espectáculo musical “Panda e os Caricas” (10 de Dezembro), que face à procura elevada terão três sessões no mesmo dia, a acontecerem no Pavilhão Municipal de Mário Mexia.

Face ao aumento do programa e à aposta num cartaz “mais arrojado”, o orçamento para a edição deste ano do programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano” aumentou em cerca de 38 000 euros, tendo um valor máximo estimado de cerca de 152 500 euros.

A programação apresentada pela autarquia contou, como habitualmente, “com os preciosos contributos” da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e outras entidades culturais e desportivas da cidade.

Entrada em grande em 2017

Com o cartaz já anunciado há algumas semanas, Coimbra vai entrar em grande no próximo ano ao som de uma das bandas mais conhecidas e acarinhadas pelo público português e que em 2016 celebrou 35 anos de carreira, os GNR.

A banda de Rui Reininho dará as boas-vindas a 2017 na Portagem, com uma actuação prevista das 23h30 até à 01h00, que será interrompida pelas 12 badaladas e o espectáculo de fogo de artíficio sobre o Mondego que durará cerca de 10 minutos. Ainda na Portagem, antes e depois dos GNR, serão os Dj´s Kiss Kiss Bang Bang a animar o público.

Outro dos epicentros da festa localiza-se, como habitualmente, na praça do Comércio, com a melhor dupla de Dj´s nacionais, os Club Banditz, que irão apresentar um espectáculo único e que vai ser estreado nesta noite, em Coimbra, entre as 23h30 e a 01h00. Até às 03h00, o público poderá contar com os Dj´s oficiais da rádio Mega Hits, os Dynamic Duo.

A praça de 08 de Maio será, à semelhança dos anos anteriores, o palco ideal para reviver música das décadas passadas, com a “Revival Music”, entre as 00h00 e as 04h00.

A começar a noite, das 21h30 às 00h00, e a inaugurar o “novo” espaço da cidade, o Terreiro da Erva, realiza-se o espectáculo da banda conimbricense Rockluso, durante o qual irá relembrar os anos 80 com versões de músicas das bandas nacionais dessa década.

Diana Baptista