Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nasceu a “Questão Coimbrã” para debater a cidade

30 de Maio 2024 Jornal Campeão: Nasceu a “Questão Coimbrã” para debater a cidade

Foi constituído o grupo informal Questão Coimbrã, com vista a reflectir alguns dos temas emergentes que a cidade atravessa na actualidade.

Aberta à sociedade, a “Questão Coimbrã” afirma-se livre e cultiva os valores da ética, perseguindo a senda do debate responsável, para pensar e partilhar caminhos de futuro.

De acordo com o grupo, a “Questão Coimbrã” não é um movimento político-partidário, não se vincula às formalidades associativas, não é subsidiada por qualquer pessoa ou entidade e não tem fins lucrativos.

Entre os seus fundadores estão Bruno Paixão, José António Bandeirinha, José Reis, Carlos Cortes, Carlota Simões, Jorge Gouveia Monteiro, Joana Pires Araújo, Carlos Antunes, Helena Freitas, Pedro Bingre do Amaral, Sónia Filipe, Clara Cruz Santos, Pe. Nuno Santos, Hugo Teixeira Francisco, João Fontes da Costa, Alice Luxo, Bruno Pedrosa, Rui Paiva de Carvalho e Tiago Anjinho.

Procurando uma periodicidade mensal para a sua acção mais significativa, o ciclo de conferências, que será de acesso livre e aberto à participação do público, o grupo fundador relaciona a sua designação, “Questão Coimbrã”, com o “movimento cultural e literário, de pensamento livre e destemido, surgido no começo da segunda metade do século XIX enquanto momento alto de reflexão cívica colectiva”.

A primeira conferência acontecerá na próxima quinta-feira, dia 6 de Junho, pelas 18h00 no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com o apoio da Bienal AnoZero. Dada a proximidade da data ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, este primeiro tema levado a discussão pública questiona se “Haverá um lugar para Coimbra neste País (?)”, e terá como oradores convidados Désirée Pedro (arquitecta e directora da Bienal AnoZero), Nicolau Santos (jornalista e actualmente presidente da RTP) e José Reis (professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ex-presidente da CCDRC e ex-governante).