Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nadadora da APPC de Coimbra convocada para Campeonato da Europa

10 de Junho 2023 Jornal Campeão: Nadadora da APPC de Coimbra convocada para Campeonato da Europa

Matilde Gaspar, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), foi convocada para representar Portugal no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, que se vai realizar em Itália no próximo mês de Setembro.

A jovem de 16 anos vai fazer a sua estreia em grandes provas internacionais, integrando uma Selecção Nacional composta por mais nove nadadores, e irá competir nas provas de 50, 100 e 200 metros bruços, 50 e 100 metros livres e 50 metros mariposa.

Detentora de três recordes nacionais da classe S21 (50, 100 e 20 metros bruços), Matilde Gaspar é ainda a actual campeã nacional de Verão dos 50, 100 e 200 metros bruços e campeã nacional de Inverno dos 50 e 200 metros bruços.

Matilde Gaspar representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, com diversas medalhas conquistadas, e tem como treinadora Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.

O VII Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down vai decorrer em Pádua, entre os dias 3 e 10 de Setembro, integrado nos Campeonatos Europeus da União de Desportos para Atletas com Síndrome de Down, um evento multidesportivo que incluirá também competições de atletismo, natação artística, ténis de mesa, judo, basquetebol e futsal.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da actividade da APCC, tanto na vertente competitiva como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.