Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Música, exposições, gastronomia e negócios atraem milhares à Expofacic

3 de Agosto 2017

A semana está quase a chegar ao fim, mas, quer seja tempo de férias ou de trabalho, em Cantanhede a festa dura até domingo (06), onde há muito para ver e fazer na 27.ª edição da Expofacic.

Seja pelos artistas, nacionais e internacionais, que este ano marcam presença no certame, seja pelas iguarias típicas da região, seja pelas sete exposições que se podem visitar, pela feira popular ou, até mesmo, pelas empresas e negócios presentes na feira, a verdade é que a Expofacic afirma-se, uma vez mais, como um dos maiores eventos do país. As milhares de pessoas que, todos os dias, visitam o recinto comprovam isso mesmo e até domingo poderão continuar a fazê-lo, aproveitando os diversos factores de atracção.

O cartaz musical vai, ainda, receber uma noite internacional com nomes de peso, a de hoje, com o concerto dos UB40 featuring Ali Campbell, Astro e Mickey Virtue, seguidos por Naghty Boy.

Amanhã (04), sobe ao palco principal Áurea, Agir e Diego Miranda, seguidos no domingo (05) por Matias Damásio e C4 Pedro, e terminando em festa com a Brigada Vítor Jara e Xutos & Pontapés, no domingo (06).

O palco Sagres vai ficar entregue a Rodrigo Vieira (hoje); Steven Rod (amanhã, 04); RIOT e LZRD & DB Matter (sábado, 05) e Overule (domingo, 06).

Mas nem só de música se faz a Expofacic. A área gastronómica é outra das paragens obrigatórias no recinto, onde 45 tasquinhas, dinamizadas pelas associações e colectividades do concelho, mostram aos visitantes o que de melhor se come (e bebe) na região.

Os 500 stands de instituições e empresas ocupam grande parte do Parque Expo-Desportivo de São Mateus e estão relacionados com as mais diversas áreas do mundo empresarial e institucional, quer da região como, também, de todo o país e do estrangeiro, já que este ano estão presentes no certame sete empresas internacionais com quem se podem estabelecer negócios ou comprar produtos.

Mais relaxante para os adultos e apelativa para as crianças é a área agrícola, um dos ex-libris da feira, com diversos animais, alguns mais conhecidos do que outros. É também aqui que se inclui o Picadeiro e a sua própria programação diária.

Nesta zona Norte do recinto encontram-se instaladas as sete exposições deste ano, três delas relacionadas com as tradições portuguesas: “O Ciclo do Linho”; “Namorar Portugal” e “Bordallo Pinheiro”, além das habituais mostras dedicadas aos peixes e plantas aquáticos, animais exóticos e as principais novidades deste ano, proporcionada através de uma parceria com o Exploratório de Coimbra, a exposição sobre Ciência: “Com a Cabeça na Lua”; e com a Comunidade 0937, que traz a mostra “Arte em Peças”, constituída por representações Lego.

Para divertir crianças, jovens e adultos há, ainda, a Feira Popular, com 12 divertimentos e, também, o sector da Educação, que acolhe 20 instituições educativas e de saúde de Cantanhede, aproveitando este espaço para se divulgarem.

Outra das grandes novidades do certame é a zona “lounge”, com mesas e bancos para os visitantes poderem descansar e “respirar” da dinâmica da feira, aproveitando os vendedores ambulantes ali presentes e que compõe a “street food” para poderem aconchegar o estômago.

Até domingo, a iniciativa “Dias Temáticos” irá continuar a animar os visitantes. Amanhã (04) assinala-se o “Dia da Biotecnologia”, com o habitual “open day” no Biocant Park, onde os interessados podem ficar a conhecer um dos maiores parques tecnológicos do país e os projectos inovadores que ali se desenvolvem.

Futebol, “Noite Branca” e ritmos africanos prometem aquecer visitantes

No sábado (05) celebra-se o “Dia Dixieland” e regressa uma das noites mais populares da Expofacic: a “Noite Branca”, solidária com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Os tons de branco vão voltar a iluminar o recinto, numa iniciativa que junta visitantes e expositores com o mesmo propósito: angariar fundos para os “soldados da paz” do concelho.

Para que todos se vistam de branco, a organização vai vender t-shirts a dois euros, patrocinadas pelas marcas Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo que o valor angariado com essa venda reverterá, na totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, que celebra no final do mês o seu 115.º aniversário.

Nesta noite onde a palavra de ordem será a solidariedade, também o Grupo Alves Bandeira se associa com a venda de ímanes a um euro, dos quais 0,75 cêntimos revertem a favor da corporação cantanhedense.

Por todo o recinto haverá apontamentos e decoração relacionada com o tema, tendo como base o branco, além de bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas, dança e fantasia que vão interagir com o público e “contribuir para uma experiência inesquecível”.

Ainda nesse final de dia, o futebol não será esquecido e a organização vai proporcionar aos adeptos a visualização, em directo, da final da Super Taça Cândido Oliveira, que vai pôr o Benfica e Vitória de Guimarães frente a frente. O jogo poderá ser assistido num dos seis ecrãs distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques.

Domingo (06), último dia do certame, será dedicado ao Expositor, com o tradicional almoço entre participantes e Comissão Organizadora.

 

Público Expofacic concertos

Tasquinhas Expofacic

Exposição Bordallo Pinheiro

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com