Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Música e Jantar da Fraternidade evocam Zeca Afonso sexta-feira na Lousã

28 de Abril 2022 Jornal Campeão: Música e Jantar da Fraternidade evocam Zeca Afonso sexta-feira na Lousã

José Afonso, trovador da liberdade falecido há 35 anos, vai ser recordado na sexta-feira (29 de Abril), na Lousã, no âmbito do VIII Jantar da Fraternidade, promovido por um grupo de cidadãos com apoio de associações locais.

Nome cimeiro da música popular portuguesa e símbolo da Revolução do 25 de Abril de 1974, Zeca Afonso é evocado num encontro que reúne habitualmente pessoas de diferentes pontos do país, devendo desta vez ser igualmente homenageado Adriano Correia de Oliveira, no contexto do 80.º aniversário do seu nascimento.

O jantar-concerto, no salão do Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal, na rua Codessais (a 100 metros da antiga EN 342), começa às 19h30, contando com a participação do cantor João Queirós, dos músicos da Brigada Victor Jara Manuel Rocha, Luís Garção e Ricardo Grácio, além de Arménio Santa, António Santos Simões e Luís Formiga, da banda Ginga.

Embora a sala seja muito espaçosa, os convivas não estão dispensados do cumprimento das adequadas regras sanitárias em vigor.

Em 2021, devido à actual pandemia, não foi possível organizar o Jantar da Fraternidade, sempre dedicado a Zeca Afonso e aos valores de Abril, agora retomado, após a sétima edição ter sido realizada, em 21 de Fevereiro de 2020, assinalando os 33 anos da morte do autor de “Grândola, Vila Morena”.

Promovido por um grupo de seguidores da figura e da obra de Zeca Afonso, o programa é apoiado pelas cooperativas Trevim e Arte-Via, jornal Trevim e Liga de Amigos do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.