Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museus Machado de Castro e de Conímbriga com novos directores

25 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Museus Machado de Castro e de Conímbriga com novos directores

Lurdes Craveiro foi seleccionada para directora do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e Vítor Dias para o Museu Monográfico de Conímbriga, segundo anunciou, hoje, a Direcção-Geral do Património Cultural.

Maria de Lurdes Craveiro é Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorada em História da Arte e investigadora principal do “Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte” (GEMA), no Centro em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Unidade de I&D-281, da Fundação da Ciência e Tecnologia.

A Direcção-Geral do Património Cultural anunciou os primeiros resultados dos concursos internacionais para cargos de Direcção em museus e monumentos nacionais, mantendo-se as direcções do Museu de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Ajuda e Museu Grão Vasco.

De acordo com a lista dos seleccionados nesta primeira fase dos concursos, mantêm-se no cargo o director do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, e a directora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Dalila Rodrigues, em Lisboa.

Também se mantém em funções o director do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real, José Alberto Ribeiro, na capital, e a directora do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, Odete Paiva.

Nesta primeira fase dos concursos internacionais abertos em 2020, foi ainda anunciada a selecção do historiador Santiago Macías para o Panteão Nacional, em Lisboa, do director regional de Cultura do Norte, António Ponte, para o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, da historiadora e professora Lurdes Craveiro para o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, da também historiadora e professora universitária Sandra Leandro para o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, e de Vítor Dias para o Museu Monográfico de Conímbriga.